29. Como Superar Preocupação (Mateus 6:25-34)

“Por isso eu te digo, não te preocupes com a tua vida, com o que vais comer ou beber, ou com o teu corpo, com o que vais vestir. Não há mais na vida do que a comida e mais no corpo do que a roupa? Olha para os pássaros no céu: Eles não semeiam, nem ceifam, nem se reúnem em celeiros, mas o teu Pai celestial alimenta-os. Você não é mais valioso do que eles? E qual de vós, preocupando-se, pode acrescentar nem que seja uma hora à sua vida? Por que se preocupam com as roupas? Pense em como as flores do campo crescem; elas não trabalham ou giram. No entanto, eu vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória estava vestido como um destes! E se é assim que Deus veste a erva selvagem, que está aqui hoje e amanhã é atirada ao fogo para aquecer o forno, não vos vestirá ele ainda mais, povo de pouca fé? Então, não se preocupem dizendo: “O que vamos comer?” ou “O que vamos beber?” ou “O que vamos vestir? Pois os não convertidos perseguem estas coisas, e o vosso Pai celestial sabe que precisais delas. Mas, acima de tudo, buscai o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas também a vós. Portanto, não vos preocupeis com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Hoje já tem problemas suficientes.

p>Matthew 6:25-34 (NET)p>Como podemos vencer a preocupação e o medo?p>Diz-se que a frase mais repetida nas Escrituras é: “Não tenhais medo”. Alguma variação dela é mencionada mais de 350 vezes. Deus disse isso a Gideão ao chamá-lo para liderar Israel (Juízes 6:23). Deus a disse a Jeremias ao chamá-lo para ser um profeta das nações (Jr 1,8). Cristo o disse às mulheres em sua ressurreição (Mt 28,10). Filipenses 4:6 diz: “Não estejais ansiosos por nada”

Quando Adão pecou no jardim, uma nova palavra entrou em seu vocabulário. Ele disse: “Eu estava ‘com medo'”. Agora o homem vive continuamente com medo – medo do fracasso, medo do sucesso, medo da morte. O medo tornou-se a norma porque havia uma ausência de amor. João diz, “o amor perfeito expulsa o medo” (1 João 4:18). Os relacionamentos das pessoas com Deus e com os outros são fraturados. Portanto, as pessoas são constantemente atormentadas pelo medo, que muitas vezes inibe sua capacidade de amar e receber amor.

P>Aqui em Mateus 6:25-34, Cristo ordena a seus discípulos que não se preocupem com suas necessidades – o que eles comerão, beberão ou vestirão. Anteriormente, em Mateus 6:19-24, Cristo ensinou os discípulos a não guardar tesouros na terra. Os crentes não devem acumular riquezas como o resto do mundo, mas eles também não devem ser consumidos com preocupações sobre suas necessidades, como Deus proverá para eles.p>alguns poderiam dizer: “Não são saudáveis algumas formas de preocupação? Certamente, devemos estar preocupados. A preocupação ajuda-nos a ser diligentes e prudentes. Em 2 Coríntios 11:28, Paulo diz: “Além de outras coisas, há a pressão diária sobre mim de minha preocupação ansiosa por todas as igrejas”. Ele tinha uma preocupação constante com o bem-estar das igrejas. Devemos nos preocupar com a nossa vida espiritual e a dos outros, e com muitas outras coisas. Mas não devemos nos preocupar. A preocupação nos afeta negativamente e está enraizada na nossa falta de confiança em Deus.

Nesta passagem, Cristo disse que os discípulos tinham “pouca fé” (v. 30). Eles tinham fé para acreditar em Deus para a salvação eterna, mas não para a sua provisão diária. Um pregador uma vez disse:

Desculpa é pecado porque nega a sabedoria de Deus; diz que Ele não sabe o que Ele está fazendo. Nega o amor de Deus; diz que Ele não se importa. E nega o poder de Deus; diz que Ele não é capaz de me libertar de qualquer coisa que me esteja a causar preocupação.1

Neste estudo, vamos considerar como superar a preocupação.

P>Pergunta Grande: Que princípios Cristo dá para superar a preocupação em Mateus 6:25-34?

Para superar a preocupação, devemos nos concentrar em assuntos eternos em vez de temporários

“Por isso eu te digo, não te preocupes com a tua vida, com o que vais comer ou beber, ou com o teu corpo, com o que vais vestir. Não há mais na vida do que comida e mais no corpo do que roupa?

Matthew 6:25

“Portanto” aponta para os versículos 19-24, onde Cristo chama os discípulos para guardar tesouros no céu em vez de na terra. Então Ele descreve como a riqueza pode cegar-nos espiritualmente e dominar-nos. Essencialmente, Cristo chama os crentes para se concentrarem em assuntos eternos – como riquezas no céu – em vez de se concentrarem em assuntos temporários como riqueza ou nossas necessidades básicas. No versículo 25, Ele diz: “Não há mais na vida do que comida e mais no corpo do que roupa?”

Quando os crentes vivem apenas para comida, roupas, etc., eles se rebaixam a serem como animais. A vida torna-se tudo sobre servir ao nosso corpo físico. Realmente é disso que se trata a maior parte da publicidade: “Comam isto!” Usa isto! Vejam isto!” É tudo sobre tornar o corpo atraente, de cheiro agradável, confortável e divertido. Cristo mais tarde diz que os pagãos se preocupam com estas coisas (v. 32). Suas principais preocupações são assuntos temporais – não eternos – e eles vivem em uma constante corrida de ratos para satisfazer esses desejos. No entanto, os crentes são cidadãos, não só desta terra, mas também do céu. Portanto, nós devemos nos preocupar principalmente com os assuntos do céu, mesmo que permaneçamos na terra. Cristo enfatiza isso em Mateus 6:33, quando diz que buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua retidão.

p>Para superar as preocupações, devemos nos concentrar em assuntos eternos – como nos tornarmos santos, ver os outros serem salvos, crescer e construir o Reino de Deus. Colossenses 3:1-4 diz:

Por isso, se você foi ressuscitado com Cristo, continue buscando as coisas acima, onde Cristo está, sentado à direita de Deus. Continue pensando nas coisas do alto, não nas coisas da terra, pois você morreu e sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo (que é sua vida) aparecer, então você também será revelado em glória com Ele.

p>Amavelmente a maneira como você conquista uma paixão é focalizando em uma paixão maior. Focalizar em assuntos terrenos como riquezas e necessidades básicas sempre gerará preocupação e ansiedade. Focalizando em assuntos eternos nos livra dessas preocupações e traz a paz de Deus.

P>Pergunta de aplicação: Qual é a diferença entre preocupação e inquietação? Quais são as coisas com as quais você normalmente se preocupa? Como Deus está chamando você para se concentrar mais nos assuntos eternos?

Para superar a preocupação, devemos nos concentrar no cuidado providencial do nosso Pai

Leve os pássaros no céu: Eles não semeiam, nem ceifam, nem se reúnem em celeiros, mas o teu Pai celestial alimenta-os. Não és mais valioso do que eles?… Por que você se preocupa com as roupas? Pense em como as flores do campo crescem; elas não trabalham nem rodam. Mas digo-vos que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, estava vestido como um destes! E se é assim que Deus veste a erva selvagem, que está aqui hoje e amanhã é atirada ao fogo para aquecer o forno, não vos vestirá ainda mais, seus povos de pouca fé?

P>Matthew 6:26, 28-30p>P>P>Próximo, Cristo dá três exemplos do cuidado providencial de Deus, a fim de encorajar os crentes a não se preocuparem, mas a confiarem em Deus. Ele diz olhar para os “pássaros no céu”, como Deus os alimenta (v. 26). Olhe para as “flores do campo”, como elas crescem. As suas roupas são melhores que as de Salomão (v. 28-29). Podemos discernir isto a olho nu ao considerarmos as suas ricas cores e desenhos; no entanto, se olhássemos ao microscópio, a rica complexidade de cor e textura seria ainda mais aparente. Deus também providencia para a relva, mesmo que a sua duração de vida seja curta (v. 30). Quando Cristo diz que a grama é jogada no fogo “para aquecer o forno”, ele provavelmente se refere a como os antigos pegavam a grama e as flores próximas e as usavam como combustível para aquecer ainda mais seus fornos de barro.2

Interessantemente, Cristo fala sobre como Deus alimenta os pássaros e veste as flores e a grama e ainda assim nós sabemos que isso acontece por processos “naturais”. Isto reflete a doutrina da providência de Deus. Isto significa que Deus não é como um relojoeiro que cria um relógio, com os mecanismos dentro dele, e simplesmente permite que ele corra tudo por conta própria, a partir da intervenção dos fabricantes. Deus está intrinsecamente envolvido em todos os aspectos da sua criação. A Escritura diz que Cristo sustenta todas as coisas pela sua palavra (Heb 1,3). Tudo é totalmente dependente de Deus. Ele dá ao homem vida, fôlego e tudo mais (Atos 17:25). Mesmo o nosso sopro momento a momento não pode acontecer sem a graça de Deus. Portanto, embora as aves juntem seu alimento, Deus está envolvido em sua caça por ele. Deus está envolvido nos intrincados processos de floração das flores e da grama ganhando sua cor. Nada acontece além de Deus neste mundo. Tudo acontece de tal forma que se pode dizer, “Deus fez isso” (Jó 1:21, Amós 3:6, Isaías 45:6).

A ação das aves para se alimentarem lembra-nos que ainda somos responsáveis por trabalhar para prover para nós mesmos e para os outros. Paulo disse que uma pessoa que não trabalha não deve comer (2 Ts 3,10). A ordem de Cristo de não se preocupar não deve criar preguiça ou complacência em nós. Devemos trabalhar, e trabalhar duro, como para o Senhor (Cl 3:23). Entretanto, o ensinamento de Cristo deve criar confiança, pois entendemos o cuidado soberano de Deus por nós.

p>Certo, esta é uma das razões pelas quais muitas vezes lutamos contra o medo. Pensamos que Deus nos deixou, e temos que sobreviver por nós mesmos. Nós podemos não pensar isso na maioria das vezes, mas nossos pensamentos e ações implicam que, quando vivemos e agimos por medo e preocupação. Se vamos superar a preocupação, devemos nos concentrar no cuidado providencial de Deus por nós.P>Pergunta de aplicação: Como você reconcilia a providência de Deus com as ações dos seres criados? Isto conforta você? Por que ou por que não?

Para superar a preocupação, devemos reconhecer o nosso grande valor para Deus

Leve os pássaros no céu: Eles não semeiam, nem ceifam, nem se reúnem em celeiros, mas o teu Pai celestial alimenta-os. Você não é mais valioso do que elas?

Matthew 6:26

P>Pergunta de Interpretação: De que forma são os humanos (e especificamente os crentes) mais valiosos que outras partes da criação?

Deve-se notar que Cristo não diz o “Pai das aves”. Ele diz que o Pai dos discípulos os alimenta. Cristo então diz: “Não sois vós mais valiosos do que eles?” As aves não são feitas à imagem de Deus, nem recriadas à sua imagem (2 Cor 3,18). Eles não são filhos e filhas de Deus co-herdeiros de Cristo (Rm 8,17). Deus fez do homem o seu chefe na criação. Na recreação, que acontece no novo nascimento, Ele nos faz um com Cristo e habita em nós. Nós somos certamente mais valiosas do que pássaros, flores e grama. Quanto mais Deus vai fazer para que tenhamos todas as nossas necessidades? Ele não nos promete as nossas necessidades. Às vezes nos preocupamos porque nos faltam os nossos desejos. Deus promete prover nossas necessidades (Fil 4:19).

Por isso, uma grande parte de nossa preocupação acontece porque não entendemos nosso imenso valor para Deus. Romanos 8:31-32 diz,

O que diremos então sobre estas coisas? Se Deus é por nós, quem pode estar contra nós? Na verdade, aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós – como não nos dará também ele, juntamente com ele, todas as coisas?

Se Deus deu o seu melhor por nós – o seu Filho – como não nos dará também tudo o que precisamos? Nós somos de supremo valor. Deus deu tudo por nós.

P>Pergunta de aplicação: Como podemos crescer na compreensão do nosso valor?

Temos de estudar constantemente as Escrituras para conhecer o nosso valor.

Temos de aprender tudo o que Deus diz sobre nós e tudo o que Ele nos promete. Temos de interiorizar estas verdades. Quanto mais fizermos isso, mais nos preocuparemos. O estudo constante da Palavra de Deus é especialmente importante porque o mundo sempre nos diz algo diferente: Somos um acidente de evolução sem propósito. Precisamos de graus, posição, dinheiro e beleza para ter valor. Mas, Deus diz: “Você é tudo para mim – a maçã do meu olho! Eu dei tudo por ti”. Devemos constantemente ouvir e aceitar sua voz para superar as preocupações.

Devemos constantemente orar para entender nosso valor.

p> Em Efésios 1:18 (NVI), Paulo ora: “Eu oro para que os olhos de seu coração sejam iluminados, a fim de que você possa conhecer a esperança para a qual ele o chamou, as riquezas de sua gloriosa herança em seu povo santo”. Ele pede aos Efésios que conheçam as riquezas da herança de Deus no seu povo. Ele não reza para que eles conheçam sua herança em Deus, mas para que os crentes conheçam a herança de Deus. Para Deus, nós somos a sua imagem – nós somos a sua alegria e paixão. Nós somos especiais para ele. Como Paulo ora para que os Efésios saibam disso, isso significa que eles não sabiam como deveriam, e a oração foi um meio de crescer nesse conhecimento. Portanto, devemos orar constantemente para conhecê-lo também.

Zephaniah 3:17 diz: “O Senhor teu Deus está no meio de ti, um poderoso que te salvará; ele se alegrará sobre ti com alegria; ele te acalmará com o seu amor; ele exultará sobre ti com cânticos altos” (ESV). O nosso Deus gosta tanto de nós que canta sobre nós e quer acalmar os nossos medos com o seu amor. Devemos continuar a crescer na compreensão desta realidade para superar o nosso medo. Sem dúvida, esta é a razão pela qual Satanás ataca constantemente o caráter de Deus. Ele queria que Eva e Jó pensassem que Deus não era digno de confiança e mau e, portanto, amaldiçoar Deus na sua face. Se Satanás pode nos levar a duvidar do caráter de Deus e do nosso valor para ele, ele pode nos consumir com dúvida, suspeita, medo e depressão – tudo em nosso próprio prejuízo. Você sabe o seu grande valor para Deus? Você é seu filho amado.

p>Pergunta de aplicação: Quais são algumas das mentiras que o sistema mundial ensina aos crentes (e às pessoas em geral) sobre a nossa identidade? Como essas mentiras/ expectativas sociais têm afetado negativamente você? De que maneira Deus tem revelado a você o seu valor supremo para ele? Como isso tem afetado você?

Para Superar a Preocupação, Nós Temos que Reconhecer O Quão Improdutivo É

E qual de vocês por preocupação pode acrescentar até mesmo uma hora à sua vida?

Matthew 6:27

Christ diz que a preocupação não nos fará viver mais. Na verdade, pode ajudar-nos a morrer mais cedo. MacArthur shares:

Você pode se preocupar com a morte, mas não com a vida. Dr. Charles Mayo, da famosa Clínica Mayo, escreveu: “A preocupação afeta a circulação, o coração, as glândulas e todo o sistema nervoso. Eu nunca conheci um homem ou conheci um homem para morrer de excesso de trabalho, mas eu conheci muitos que morreram de preocupação “3

O trabalho não nos beneficia fisicamente, mentalmente ou espiritualmente. Provérbios diz que a ansiedade no coração de um homem traz depressão (Pv 12:25). Normalmente, começamos a nos preocupar com algo, e isso afeta todo o nosso humor (e muitas vezes o dos outros). A seguir, nos sentimos em baixo e desanimados. A preocupação também nos afeta negativamente espiritualmente. Em Mateus 13:22 (NVI), na Parábola dos Semeadores, Cristo descreve a semente lançada sobre terreno espinhoso como “as preocupações desta vida e o engano da riqueza sufocam a palavra, tornando-a infrutífera”. Quando estamos constantemente preocupados, isso dificulta nossa capacidade de receber a Palavra de Deus e aplicá-la em nossas vidas. Sem dúvida, há muitos na igreja que ouvem os podcasts do seu pastor favorito todas as semanas, lêem todos os novos livros cristãos mais recentes e, no entanto, o seu trabalho não lhes rende nada. Preocupar-se com o crescimento espiritual deles.

Isso faz todo o sentido. Se a Bíblia é a palavra de Deus para nós, pois ela contém seus ensinamentos sobre nosso valor para ele, sua providência sobre nossas vidas, e promessas para nós, e ainda vivemos em preocupação, então essencialmente, estamos chamando Deus de mentiroso. Como a Palavra de Deus pode nos beneficiar se não acreditamos Nele? Como podem as palavras de alguém nos beneficiar se não confiamos no que elas estão dizendo. Se cada palavra é recebida com suspeita, então nós não faremos planos baseados no que eles estão dizendo. Da mesma forma, preocupar-se é dizer que Deus e sua Palavra não são confiáveis e, portanto, as Escrituras não nos beneficiarão.

Deve-se notar que “vida” também pode ser traduzida por “altura” ou “estatura” (c.f. Zaqueu era pouco em estatura, Lc 19:3).4 Como a palavra “hora” é uma unidade de medida, algumas versões traduzem isto: “Qual de vocês, tomando o pensamento, pode acrescentar um côvado à sua estatura? (como na KJV). Preocupar-se não vai aumentar a sua vida ou a sua altura. É ilógico, improdutivo e prejudicial!

P>Pergunta de aplicação: De que forma já experimentou o mal da preocupação – física, mental e espiritualmente?

Para superar a preocupação, temos de perseguir as promessas de Deus

Então, não se preocupe dizendo: ‘O que vamos comer?’ ou ‘O que vamos beber?’ ou ‘O que vamos vestir?’ Pois os não convertidos perseguem estas coisas, e o vosso Pai celestial sabe que precisais delas. Mas acima de tudo perseguem o seu reino e justiça, e todas estas coisas serão dadas a vocês também.

P>Matthew 6:31-33p>P>Alguns já contaram mais de 3.000 promessas na Escritura, e Mateus 6:33 é uma das maiores. Cristo promete aos discípulos que se eles fizessem do reino de Deus e da sua justiça a sua principal prioridade, todas as suas necessidades seriam satisfeitas. A palavra “perseguir” é um presente imperativo que significa que esta deve ser uma busca incessante, não um esforço ocasional.5 Quando o reino e a justiça de Deus são nossa prioridade, Deus satisfaz nossas necessidades, o que nos livra do medo e da preocupação.

Pergunta de Interpretação: A que se refere o reino e a justiça de Deus?

Existe uma considerável sobreposição com estes dois conceitos, por isso não devemos ser muito dogmáticos em relação às especificidades. Com isso dito, o reino é o lugar do reinado de Deus. Portanto, toda vez que uma pessoa vem a conhecer Cristo – eles se tornam parte do reino. Os cristãos devem fazer do evangelismo o seu principal esforço, seja no trabalho, na igreja, no lar ou no exterior. Eles devem orar constantemente para que as pessoas conheçam a Cristo e aproveitem as oportunidades para testemunhar e convidar outros para a igreja. Eles devem tornar sua vida atraente por serem justos e não viverem uma vida comprometida, o que apenas afasta as pessoas de Deus. Quando os cristãos vivem como o mundo, o mundo não entende porque eles precisam seguir a Cristo.

Procurar primeiro a justiça de Deus também inclui a conquista do pecado em nossas vidas e substituí-lo por atos e atitudes justos. Nós devemos buscar os frutos do Espírito – amor, alegria, paz, longanimidade, misericórdia, etc. Nós devemos buscar a justiça servindo e disciplinando outros crentes. Mas isso também inclui justiça social – a justiça de Deus fora dos muros da igreja. Os crentes devem alimentar os pobres, lutar pelos direitos dos não nascidos, dos traficados e dos negligenciados. Os crentes devem buscar uma ética justa na educação, no governo e em nossas comunidades. Quando perseguimos o reino de Deus e sua justiça, Deus atende nossas necessidades, o que implica o oposto desta promessa também é verdade. Quando não perseguimos o Seu reino, mas ao invés disso negligenciamos Deus e desfrutamos do mundo e do pecado, muitas vezes nos faltará. Como na Parábola do Filho Pródigo, Deus muitas vezes permite que seus filhos desviados se afastem dele, desfrutem do pecado e colham as conseqüências dele. Ele permite que eles experimentem a falta até que caiam em si e voltem para casa (Lc 15). Com Israel no Antigo Testamento, quando eles negligenciaram o dízimo, praticando o Sábado, cuidando dos pobres, etc., Deus permitiu que a fome e outras calamidades os fizessem voltar para sua prioridade – o reino de Deus e sua justiça.

Quantas vezes isso acontece conosco individualmente, corporalmente como uma igreja e nacionalmente como uma nação? Esta é parte da razão pela qual devemos perseguir o reino de Deus. Como os crentes são consumidos com as maiores preocupações, Deus os abençoa – dando-lhes de preocupações menores.

Com isso dito, há muitas outras promessas dadas nas Escrituras que nos ajudam a superar as preocupações.

P>Pergunta de Interpretação: Quais são algumas outras promessas que nos ajudam a superar as preocupações?

Filipenses 4:6-7 diz,

Não fiques ansioso com nada. Ao invés disso, em cada situação, através de oração e petição com ação de graças, conte seus pedidos a Deus. E a paz de Deus que ultrapassa toda compreensão guardará seus corações e mentes em Cristo Jesus.

Se orarmos em cada situação, se levarmos nossos pedidos (petições) diante de Deus em cada situação, e se agradecermos em cada situação, Deus nos dará sua paz. As preocupações muitas vezes nos incomodam porque não somos pessoas de oração – pessoas que rezam constantemente em todas as situações. Só rezamos quando as coisas estão mal e não quando estão bem. Ou rezamos quando as coisas são boas e nos zangamos com Deus quando são ruins. Ou não rezamos de todo. A este tipo de pessoa vai faltar paz. Às vezes nos falta paz porque falhamos em levar nossas petições diante do Senhor. Não pedimos paz; não pedimos reconciliação em uma relação difícil. Além disso, não damos graças em tudo. Em vez disso, queixamo-nos, preocupamo-nos e zangamo-nos. Não podemos receber a promessa de paz de Deus nessas situações.

Uma outra promessa em Isaías 26:3 diz: “Tu o guardas em perfeita paz, cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti”. Se vamos ter paz quando a vida é má, devemos fazer disso nosso objetivo para manter nossa mente em Deus. Livrar-nos de programas de televisão ímpios, artigos de revistas ímpios, música ímpia e conversas ímpias. Se não colocarmos nada além de Deus em nossos corações e mentes através da adoração, oração, companheirismo e serviço, encontraremos nossas preocupações dissipadas.

Você está perseguindo as promessas de Deus? É assim que conquistamos a preocupação!

P>Pergunta de aplicação: Como você já se viu, sua comunidade ou sua experiência nacional faltar porque o reino e a justiça de Deus não foram priorizados? Em que tipos de questões de justiça social Deus está chamando você para se envolver e como? Como você já experimentou a paz de Deus ao tirar proveito de Suas promessas?

Para superar a preocupação, devemos nos concentrar na graça de Deus para hoje

Então, não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã vai se preocupar consigo mesmo. Hoje já tem problemas suficientes.

Matthew 6:34

Deve-se notar que Cristo diz que hoje vai ter “problemas”. O fato de Cristo nos chamar para não nos preocuparmos não se baseia no fato de que os crentes estão isentos das dificuldades. Nós não temos tal promessa. Neste mundo, nós teremos “problemas e sofrimento” (João 16:33). Vivemos em um mundo cheio de pecado – nós feriremos as pessoas e elas nos ferirão. Por causa do pecado do homem, a maldição de Deus está na criação – sofremos terremotos, enchentes, secas e outros desastres naturais. A maldição afeta nosso trabalho – há dor e labuta em nosso trabalho diário, e muitas vezes é infrutífera. Temos uma nota de reprovação em um trabalho, embora tenhamos trabalhado muito para completá-lo. Nossos projetos de trabalho nos dão estresse mental e, às vezes, desmoronam. Através da dor e da labuta, nós nos sustentaremos nesta terra (Gn 3,17-18). Haverá sempre alguns problemas no dia, e alguns dias terão mais que outros.

No entanto, em meio aos problemas, Deus promete nos dar graça para o dia. Lamentações 3:22-23 (NVI) diz: “Por causa do grande amor do Senhor não somos consumidos, pois suas compassoes nunca falham”. Elas são novas todas as manhãs; grande é a sua fidelidade”. Ao acordarmos pela manhã e buscarmos o seu rosto, a graça é distribuída. Como Israel no deserto só recebia pão suficiente para o dia, Deus muitas vezes faz o mesmo conosco. Ele muitas vezes dá graça para o passo em que estamos, mas não a graça do passo seguinte para o dia.

Pergunta de interpretação: Porque é que Deus só dá graça para o dia e não para amanhã ou no próximo ano?

A razão é porque Deus deseja que sejamos dependentes d’Ele, em vez de independentes d’Ele. Se Ele nos desse graça para a semana, nós negligenciaríamos Deus até a próxima semana. Se Ele nos desse graça para o ano, nós o negligenciaríamos até o próximo ano – tudo em nosso próprio prejuízo.

Deus sempre nos dará graça para o dia. É quando carregamos o fardo do dia seguinte, é demais para nós. George Macdonald disse: “Nenhum homem jamais se afundou sob o fardo do dia. É quando o fardo de amanhã é adicionado ao fardo de hoje, que o peso é mais do que um homem pode suportar”.6 Kent Hughes acrescenta:

O luto não permite que você escape do mal. Torna-te inapto para lidar com ele. A verdade é que nós temos sempre a força para suportar o problema quando ele vem. Mas não temos força para suportar a preocupação com isso. Se você acrescentar os problemas de hoje aos de amanhã, você se dá um fardo impossível.7

Então como devemos superar as nossas preocupações? Viva o dia! Aproveite a graça que Deus lhe dá para ser fiel hoje. Você tem um julgamento na sua família? Faça o seu melhor para amá-los hoje! Não se preocupe como você vai amá-los amanhã. Tens um chefe difícil que não suportas? Honra e serve-o hoje! Amanhã as misericórdias de Deus são novas. Não se preocupe com o amanhã, pois amanhã se preocupará consigo mesmo. Obrigado, Senhor! Ámen!

P>Pergunta de aplicação: De que forma experimentaste a graça de Deus por hoje e não no dia seguinte? Como Deus tem mantido você dependente enquanto você esperava pela direção ou provisões Dele? Porque é que Ele muitas vezes só dá graça e misericórdia para o dia de hoje e não para o dia seguinte?

Conclusão

Como podemos superar as preocupações?

  1. Para Superar a Preocupação, Devemos Focar-nos em Assuntos Eternos em vez de Temporários
  2. Para Superar a Preocupação, Temos de nos concentrar nos cuidados Providenciais do Nosso Pai
  3. Para superar a preocupação, temos de reconhecer o nosso grande valor para Deus
  4. Para superar a preocupação, temos de reconhecer o quão improdutivo é
  5. Para superar a preocupação, Devemos Perseguir as Promessas de Deus
  6. Para Superar a Preocupação, Devemos Focar na Graça de Deus para Hoje

Copyright © 2019 Gregory Brown

Sem qualquer outra observação, as Escrituras primárias usadas são tiradas da NET Bible ® copyright © 1996-2016 por Biblical Studies Press, L.L.C. Todos os direitos reservados.

Holy Bible, New International Version ®, NIV® Copyright © 1973, 1978, 1984, 2011 by Biblica, Inc.® Usado com permissão. Todos os direitos reservados mundialmente.

Citações das Escrituras marcadas (ESV) são da The Holy Bible, English Standard Version® (ESV®) Copyright © 2001 por Crossway, um ministério de publicação da Good News Publishers. Todos os direitos reservados.

As citações das Escrituras marcadas (NLT) são retirados da Bíblia Sagrada, New Living Translation, Copyright © 1996, 2004, 2007 pela Tyndale House Foundation. Usado por permissão da Tyndale House Publishers, Inc., Carol Stream, Illinois 60188. Todos os direitos reservados.

citações das escrituras marcadas (NASB) são retirados da New American Standard Bible®, Copyright © 1960, 1962, 1963, 1968, 1971, 1972, 1973, 1975, 1977, e 1995 pela The Lockman Foundation. Usado por permissão.

As citações das Escrituras marcadas (KJV) são da Versão do Rei James da Bíblia.

Todas as ênfases nas citações das Escrituras foram adicionadas.

BTG Publicando todos os direitos reservados.

1 MacDonald, W. (1995). Comentário Bíblico do Crente: Antigo e Novo Testamento. (A. Farstad, Ed.) (p. 2281). Nashville: Thomas Nelson.

2 MacArthur, J. F., Jr. (1985). Matthew (p. 424). Chicago: Moody Press.

3 MacArthur, J. F., Jr. (1985). Matthew (p. 423). Chicago: Moody Press.

4 Carson, D. A. (1999). O Sermão da Montanha de Jesus e Seu Confronto com o Mundo: An Exposition of Matthew 5-10 (p. 97). Grand Rapids, MI: Baker Academic.

5 Carson, D. A. (1999). O Sermão da Montanha de Jesus e Seu Confronto com o Mundo: An Exposition of Matthew 5-10 (p. 100). Grand Rapids, MI: Baker Academic.

6 Hughes, R. K. (2001). O sermão sobre o monte: a mensagem do reino (p. 224). Wheaton, IL: Crossway Books.

7 Hughes, R. K. (2001). O sermão no monte: a mensagem do reino (p. 224). Wheaton, IL: Crossway Books.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.