Articulos de Interés&nbsp&nbsp

santidad – Dicionário de Inglês

(De lat. sanctitas, -atis).

1. f. A qualidade de um santo.

2. f. O tratamento honorífico dado ao Papa. ORTOGR. Escr. com capital inicial.

Holiness – Missionário Hispano-Americano

O poder secreto, transcendência e singularidade do divino. Na Bíblia, o termo tem implicações morais e se refere à pureza e justiça de Deus, assim como àquilo que nele provoca temor e reverência. No cristianismo, os crentes são chamados a reproduzir a santidade de Deus em suas próprias vidas com a ajuda do Espírito Santo.

Neste sentido, refere-se ao ideal religioso proposto ao crente. Envolve uma abordagem mais próxima de Deus e o alcance de uma disposição e um caráter mais autenticamente cristão, ou seja, mais parecido com o de Cristo. Pode ser aplicado a instituições, para enfatizar seu valor e merecimento de respeito (por exemplo, a santidade do casamento ou da família).

Santidade – Douglas Tenney

É geralmente uma tradução de palavras derivadas da raiz hebraica qadash e da raiz gr. hag-. O significado básico de qadash é separação ou separação. O Gr. hag- é um equivalente de qadash, e sua história é similar.

Os termos santidade e santidade não ocorrem em Gênesis (mas veja Gn 28:16-17). Contudo, a partir de (Ex 3,5), o conceito de santidade é constantemente enfatizado. Deus é majestoso em santidade (Ex 15,11); a santidade é o que caracteriza as ações de Deus (Is 52,10), suas palavras e promessas (Sl 105,42), (Jr 23,9), seu nome (Lv 20,3), (1 Cr 29,16) e seu Espírito (Sl 51,11; Is 63,10-11; ver ESPÍRITO SANTO). Os lugares são santificados pela presença especial de Deus: Sua morada no céu (Dt 26,15), Sua manifestação na terra, o tabernáculo (Exo 40,9), o templo (Jerusalém (Is 48,2) e Sião. Tudo o que era separado para usos sagrados era sagrado: os altares e os móveis do tabernáculo (Êx 29,37), (Êx 30,10), (Êx 30,29), sacrifícios de animais (Nm 18,17), comida (Lv 21):22), dízimo (Lv 27,30), primícias (Lv 19,24),( Lv 23,20), toda coisa consagrada (Ex 28,38), óleo sagrado da unção e incenso (Ex 30,23-25),( Ex 30,34-38). Pessoas ligadas a lugares santos e serviços eram santos: os sacerdotes (Lv 21,1-6) e suas vestes (Ex 28,2), (Ex 28,4), Israel como nação (Jr 2,3), Israel individualmente (Dt 33,3) e muitas coisas associadas com Israel (1 Cr 16,29). O tempo dedicado à adoração foi santo (Êx 12,16),( Êx 16,23),( Êx 20,8),( Is 58,13).

O que em (Is 6,3) foi uma revelação pessoal ao profeta, em (Ap 4,8) é proclamado a todos desde os céus com poder e glória.

Deus é santo e verdadeiro (Ap 6,10). Em uma de suas orações, Jesus se dirigiu a Deus desta maneira: Santo Padre (Jo 17,11). Deus é santo e Seu povo deve ser santo (1Pe 1:15, citando Lev 19:2). Os discípulos de Jesus devem orar para que o nome de Deus seja santificado (Mt 6,9), (Lc 11,2). A santidade de Jesus Cristo é especificamente enfatizada (Sr 1:24),( Lc 1:35),( Lc 4:34),( Jo 10:36),( At 3:14),(At 4:27),(At 4:30); compare (Is 42:1-4 citado em (Mt 12:16-21),( Heb 2:11),( Ap 3:7).

p>No NT o conceito de santidade da igreja é desenvolvido. Como no AT, Jerusalém é santa (Mt 4,5),( Mt 27,53),( Ap 11,2), assim é o templo (Mt 24,15),( At 6,13) e o novo templo, a igreja coletivamente (Ef 2,21-22) e individualmente (1Co 3,16-17). Estêvão refere-se ao Monte Sinai como terra santa (Ac 7:33), e Pedro refere-se ao Monte da Transfiguração como a montanha santa (2Pe 1:18). As Escrituras são sagradas (Rm 1,2), (2Tm 3,15). A lei é santa (Rm 7,12). Se os lugares terrenos, sacerdotes, instrumentos de adoração, sacrifícios e cultos eram santos, muito mais o são os celestiais (Heb 8:5). A igreja é uma nação santa (1Pe 2:9). O argumento em (Rm 11,11-32) estabelece o fato de que a santidade dos cristãos gentílicos reside no fato de terem surgido da raiz de Jessé (Rm 11,16), (Rm 15,12). Cristo morreu para que a igreja a santificasse. A igreja como um todo, igrejas locais e crentes individuais são santos, chamados…

santos (Ro 1:7),( 1Cor 1:2),( 2Cor 1:1),( Ef 1:1),( Fil 1:1),( Cl 1:2),( santos é uma tradução de hagioi). A vida do crente é ser um sacrifício vivo e santo (Rm 12,1), não só pela morte (Fp 2,17), mas pela própria vida (Pt 1,21-26). A santidade é equiparada à pureza (Mt 5,8),( Mt 23,26),( 1 Tim 1,5),( 2 Tim 2,22),( Tt 1,15),( Tt 1,27), uma pureza que em( Atos 18,6 e 20,26 é a inocência. O meio de purificação é a verdade da Palavra de Deus (Jo 17,17). O beijo santo nas primeiras igrejas foi uma marca de comunhão santa (1Cor 16:20), (2Cor 13:12), (1Tm 5:26). Santidade é proeminente em Apocalipse, de (Ap 3:7 a 22:11.

Holiness – Hispanic World Dictionary

É geralmente uma tradução de palavras derivadas da raiz hebraica qadash e da raiz gr. hag- root. O significado básico de qadash é separação ou separação. A gr. hag- é equivalente a qadash, e sua história é semelhante.

Os termos santidade e santidade não ocorrem em Gênesis (mas veja Isa 58:13).

Que em Ap 4:8 é proclamado a todos do céu com poder e glória.

Deus é santo e verdadeiro (Ap 3:7).

No NT o conceito de santidade da igreja é desenvolvido. Como no AT, Jerusalém é santa (Ef 5,26). A igreja como um todo, igrejas locais e crentes individuais são santos, chamados…

holy (Ap 3:7 até 22:11.

h5>Holiness – Perspicuity Dictionary

Qualidade ou estado de santidade; limpeza espiritual ou pureza; condição de sacralidade. O termo hebraico original, qó-dhesch, transmite a idéia de separação, exclusividade ou santificação a Deus, que é santo; a condição de ser separado para o Seu serviço. Nas Escrituras Gregas Cristãs, as palavras traduzidas “santo” (há-gui-os) e “santidade” (ha-gui-a-smós; ha-gui-ó-tes; ha-gui-o-sý-ne) também se referem à condição de ser separado para Deus; são ainda usadas para se referir à santidade como uma qualidade divina e à pureza ou perfeição na conduta de uma pessoa.

Jehovah. A qualidade da santidade pertence a Jeová. (Ex 39:30; Zc 14:20.) Cristo Jesus chamou Deus de “Pai santo”. (Jo 17:11.) Aqueles que estão nos céus são representados como dizendo em alta voz: “Santo, santo, santo é Jeová dos exércitos”, atribuindo-lhe assim santidade, limpeza em grau superlativo. (Is 6,3; Ap 4,8; compare Hb 12,14). Ele é o Santíssimo, superior a todos os outros em santidade (Pr 30,3; a forma plural da palavra hebraica traduzida “Santíssimo” aqui é usada para denotar excelência e majestade). As palavras “Santidade pertence a Jeová” foram gravadas na placa de ouro brilhante no turbante do sumo sacerdote como um lembrete constante aos israelitas de que Jeová é a Fonte de toda santidade. Esta placa foi chamada “o santo sinal de dedicação”, mostrando que o sumo sacerdote foi destacado para um serviço especial de santidade. (Ex 28:36; 29:6) No cântico da vitória de Moisés depois da libertação pelo Mar Vermelho, Israel cantou: “Quem entre os deuses é semelhante a ti, ó Senhor? quem é semelhante a ti, quem é poderoso em santidade? (Ex 15:11; 1Sa 2:2.) Como garantia adicional de que sua palavra será cumprida, Jeová até mesmo jurou por sua santidade. (Am 4:2.)

O nome de Deus é santo, separado da profanação. (1Cr 16,10; Sl 111,9.) O nome de Jeová deve ser santificado, santificado acima de todos os outros. (Mt 6,9). O desrespeito pelo Seu nome merece a pena de morte. (Le 24:10-16, 23; Nu 15:30.)

Como Jeová Deus é o criador de todos os princípios e leis justas (Snt 4:12) e é a base de toda santidade, qualquer pessoa ou qualquer coisa que é santa se torna santa por estar relacionada a Ele e à Sua adoração. Ninguém pode ter compreensão ou sabedoria, a menos que tenha conhecimento do Santíssimo. (Pr 9:10) A única maneira de adorar a Jeová é com santidade. Se alguém que afirma adorá-Lo pratica a imundícia, ele é detestável à Sua vista. (Pr 21:27) Quando Jeová predisse que abriria uma estrada para seu povo voltar de exílio para Jerusalém em Babilônia, ele disse: “Será chamado o Caminho da Santidade. O impuro não deve passar por cima dele. (Isa 35:8) O pequeno remanescente que voltou em 537 a.C.E. foi de todo o coração para restaurar a verdadeira adoração com bons motivos, motivos santos, não por motivos políticos ou egoístas. (Compare com a profecia de Zac 14:20, 21.)

p>Seu espírito santo. O espírito ou a força ativa de Jeová está sujeito ao Seu controle e sempre cumpre o Seu propósito. É limpo, puro e santo, separado por Deus para uso lucrativo. Por esta razão, o Seu espírito é dito “santo” e é “o espírito de santidade”. (Sal 51:11; Lucas 11:13; Ro 1:4; Ef 1:13) Quando o espírito santo age sobre uma pessoa, é uma força que a impulsiona a agir em santidade ou em limpeza. Qualquer comportamento impuro ou impróprio de qualquer forma pressupõe resistência ou “luto” por esse espírito. (Ef 4:30) Embora seja uma força impessoal, ela pode ser ‘entristecida’, na medida em que é uma expressão da personalidade de Deus. Toda prática imprópria tende a ‘apagar o fogo do espírito’ (1Ts 5:19), e se tal prática continuasse, o espírito santo de Deus seria ‘ferido’, resultando em Deus considerando a pessoa manifestamente rebelde como sua inimiga. (Isa 63:10) Aquele que entristece o espírito santo pode até blasfemar contra ele, um pecado que, disse Jesus, não será perdoado nem neste sistema de coisas nem naquele que está por vir. (Mt 12,31.32; Sr 3,28-30; veja SPIRIT.)

Jesus Cristo. Jesus Cristo é, em um sentido especial, o Santo de Deus. (Ac 3:14; Sr 1:24; Lucas 4:34.) Ele deve sua santidade ao Pai, que o criou como Filho unigênito, e preservou sua santidade como a criatura celestial mais próxima do Pai. (Jo 1,1; 8,29; Mt 11,27). Quando Sua vida foi transferida para o ventre da virgem Maria, Ele nasceu como um Filho de Deus humano e santo. (Lucas 1:35.) Ele tem sido o único ser humano que tem mantido uma santidade perfeita, sem pecado, e que no fim de Sua vida terrena ainda era “leal, sem engano, sem mancha, separado dos pecadores”. (Heb 7:26.) Ele foi ‘declarado justo’ por Seu próprio mérito. (Rom 5:18.) Outros humanos só podem alcançar um estado de santidade diante de Deus com base na santidade de Cristo, e esse estado é alcançado por meio do exercício da fé em Seu sacrifício de resgate. Essa é uma “santíssima fé”, e se preservada, servirá para manter uma pessoa no amor de Deus. (Jud 20:21.)

p>Outras pessoas. Todos os membros da nação de Israel eram considerados santos porque Deus os tinha escolhido e santificado, trazendo-os como propriedade especial para um relacionamento de aliança exclusiva com Ele. Disse-lhes que se O obedecessem, seriam “um reino de sacerdotes e uma nação santa”. (Ex 19:5, 6) Por obediência, “verdadeiramente santos para o vosso Deus”. Deus os exortou: “Deveis tornar-vos santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. (Nu 15:40; Le 19:2) As leis dietéticas, sanitárias e morais que Deus lhes deu lembravam constantemente o seu status separado e santo a Deus. As restrições impostas por estas leis eram uma força poderosa que limitava muito a sua relação com os seus vizinhos pagãos, e era uma protecção para manter Israel santo. Por outro lado, se a nação desobedecesse às suas leis, perderia o seu estatuto de santidade perante Deus. (Dt 28,15-19.)

Embora Israel fosse santo como nação, alguns israelitas eram considerados santos de uma forma especial. Os sacerdotes, particularmente o sumo sacerdote, foram separados para servir no santuário e representaram o povo perante Deus. Nessa capacidade, eles eram santos e tinham de manter a santidade para poderem realizar o seu serviço e para que Deus continuasse a vê-los como santos. (Le 21; 2Cr 29:34) Os profetas e outros escritores bíblicos inspirados eram homens santos. (2Pe 1:21.) O apóstolo Pedro chama as mulheres de antigamente que eram fiéis a Deus de “santas”. (1Pe 3:5) Os soldados de Israel foram considerados santos durante uma campanha militar, pois as batalhas que travaram foram as guerras de Jeová. (Nu 21:14; 1Sa 21:5, 6) Todos os primogênitos de Israel eram santos a Jeová, pois Jeová havia libertado o primogênito da morte quando a Páscoa foi celebrada no Egito; eles lhe pertenciam. (Nu 3:12, 13; 8:17) Por esta razão, todos os primogênitos deveriam ser resgatados no santuário. (Ex 13:1, 2; Nm 18:15, 16; Lc 2:22, 23) Uma pessoa (homem ou mulher) que jurou viver como nazireu era santa durante o período coberto pelo voto. Esse tempo foi reservado para ser dedicado inteiramente a algum serviço especial a Jeová. O nazireu tinha que observar certos requisitos legais, e se violava algum deles, estava impuro. Nesse caso, ele teve de fazer um sacrifício especial para recuperar o seu estatuto sagrado. Os dias antes de se tornar impuro não contavam para o seu estatuto nazista; ele teve de recomeçar para cumprir o seu voto. (Nu 6:1-12.)

Lugares. A presença de Jeová pode santificar um certo lugar (quando Ele apareceu a certos homens, Ele o fez por anjos em Seu favor; Gl 3:19). Na ocasião em que Moisés se apresentou diante da sarça ardente, ouvindo a voz de um anjo que lhe falava em nome de Jeová, foi-lhe dito que estava de pé em terra santa. (Ex 3:2-5) Josué foi lembrado de que estava em solo sagrado quando um anjo, o príncipe dos exércitos de Jeová, se materializou diante dele. (Jos 5:13-15) Quando Pedro se lembrou da transfiguração de Jesus e da voz de Jeová então ouvida, ele chamou aquele lugar de “monte santo”. (2Pe 1:17, 18; Lc 9:28-36.)

O pátio do tabernáculo era terra santa. De acordo com a tradição, os sacerdotes oficiavam descalços porque tinham que acessar o santuário, um lugar que estava diretamente relacionado com a presença de Jeová. De fato, os dois compartimentos do santuário foram chamados “o Santo Lugar” e “o Santíssimo”, por ordem de proximidade à arca da aliança. (Heb 9:1-3) Da mesma forma, o templo construído mais tarde em Jerusalém era santo. (Sl 11,4) Porque o santuário e o “trono de Jeová” estavam no monte Sião e em Jerusalém, respectivamente, ambos os lugares foram considerados santos (1C 29,23; Sl 2,6; Is 27,13; 48,2; 52,1; Da 9,24; Mt 4,5).)

O exército de Israel foi instado a manter o arraial livre de excrementos humanos ou de qualquer outra impureza, “pois”, foi-lhes dito, “o Senhor teu Deus está andando no teu arraial, e o teu arraial deve ser santo, para que ele não veja em ti nada indecente e certamente se desvie de te acompanhar”. (Dt 23,9-14) Neste caso particular a relação da limpeza física com a santidade pode ser vista.

p>Períodos de tempo. Israel tinha separado certos dias ou períodos de tempo, que eles consideravam santos, não porque havia neles qualquer santidade intrínseca ou inerente, mas porque eram estações de observância especial na adoração de Jeová. Ao separar estes períodos, Deus tinha em vista o bem-estar e a edificação espiritual do Seu povo. Um desses períodos era o sábado semanal. (Ex 20:8-11) Nesses dias, o povo podia concentrar sua atenção na lei de Deus e em ensiná-la aos filhos. Outros dias santos de convocação ou sábados foram: o primeiro dia do sétimo mês (Le 23:24) e o Dia da Expiação, que correspondeu ao décimo dia do sétimo mês. (Le 23:26-32) Os períodos de festa, especialmente certos dias desses períodos, foram observados como “santas convocações”. (Le 23:37, 38) Tais festas eram a Páscoa e a festa dos bolos não fermentados (Le 23:4-8), o Pentecostes ou Festa das Semanas (Le 23:15-21), e a Festa das Cabanas ou Festa da Ingathering. (Le 23:33-36, 39-43; ver CONVOCATION.)

Além disso, a cada sétimo ano era um ano sabático, um ano completo de santidade. Durante o ano sabático a terra seria deixada sem cultivo; esta disposição, como a do sábado semanal, deu aos israelitas ainda mais tempo para estudar a lei de Jeová, meditar sobre ela e ensiná-la aos seus filhos. (Ex 23:10, 11; Le 25:2-7) Finalmente, a cada quinquagésimo ano havia um Jubileu, que também era considerado santo. Este também foi um ano sabático, mas também permitiu que a nação se recuperasse economicamente para o status teocrático que Deus tinha proporcionado quando a terra foi dividida. Foi um ano sagrado de liberdade, descanso e refresco. (Le 25:8-12.)

Jovah ordenou ao seu povo que ‘afligisse as suas almas’ no Dia da Expiação, um dia de “santa convocação”. Isto significava que eles deveriam jejuar, reconhecer e confessar seus pecados e sentir piedoso pesar por tê-los cometido. (Le 16:29-31; 23:26-32) Mas nenhum dia santo para Jeová seria um dia de pranto e tristeza para o seu povo. Ao contrário, aqueles dias seriam dias de alegria e louvor ao Senhor por Suas maravilhosas provisões, graças à Sua bondade amorosa. (Ne 8:9-12.)

O santo Sábado do Senhor. A Bíblia nos mostra que Deus procedeu para descansar de suas obras criativas há uns seis mil anos, e declarou esse sétimo “dia” como sagrado ou santo. (Ge 2:2, 3) O apóstolo Paulo indicou que esse grande dia de descanso de Jeová era um longo período de tempo, pois ele disse que ainda estava em curso, e mencionou que os cristãos podiam entrar no seu descanso pela fé e obediência. Como um dia santo, permanece um tempo de alívio e alegria para os cristãos, mesmo no meio de um mundo cansado e cheio de pecado. (Heb 4:3-10; veja DAY.)

Objetos. Havia certas coisas que foram postas à parte para serem usadas no culto. Estes se tornaram santos porque tinham sido dedicados ou santificados para o serviço de Jeová, mas não tinham santidade inerente para que pudessem ser usados como um amuleto ou fetiche. Por exemplo, um dos principais objetos sagrados, a arca do pacto, não serviu de amuleto para os dois filhos maus de Eli quando eles a levaram com eles para a batalha contra os filisteus. (1Sa 4:3-11) Entre as coisas santificadas pelo decreto de Deus estavam: o altar do sacrifício (Ex 29:37), o óleo da unção (Ex 30:25), o incenso especial (Ex 30:35, 37), as vestes do sacerdócio (Ex 28:2; Le 16:4), os pães da proposição (Ex 25:30; 1Sa 21:4, 6), e todos os vasos do santuário. Estes últimos itens eram: o altar dourado de incenso, a mesa de pães da proposição e os candeeiros, juntamente com os seus utensílios. Muitos destes itens são mencionados em 1 Reis 7:47-51. Estas coisas eram sagradas também num sentido maior, na medida em que eram modelos de coisas celestiais e normalmente serviriam para o benefício daqueles que iriam herdar a salvação. (Heb 8:4, 5; 9:23-28.)

A Palavra de Deus escrita é chamada de “as Santas Escrituras” ou “escritos sagrados”. Foi escrito sob a influência do Espírito Santo e tem o poder de santificar ou tornar santos aqueles que obedecem aos seus mandamentos. (Ro 1:2; 2Ti 3:15.)

Animais e produtos agrícolas. Os primogênitos machos de bovinos, ovinos e caprinos eram considerados santos para Jeová, e não precisavam ser redimidos. Eles deveriam ser abatidos, e uma parte iria para os sacerdotes, que foram santificados. (Nu 18:17-19.) As primícias e o dízimo eram santos, assim como todos os sacrifícios e todos os dons santificados para o serviço do santuário. (Ex 28:38) Todas as coisas sagradas para Jeová eram sagradas, e não deviam ser consideradas levianamente ou usadas de maneira comum ou profana. Um exemplo disso é a lei relativa ao dízimo. Por exemplo, se um homem pusesse de lado o dízimo de sua colheita de trigo, e então ele ou outro de sua casa, inadvertidamente, tomasse parte dele para uso doméstico, como cozinhar, essa pessoa era culpada de violar a lei de Deus relativa às coisas sagradas. A Lei exigia que ele fizesse a restituição ao santuário de uma quantia igual mais 20%, e além disso, ele tinha que oferecer como sacrifício um carneiro saudável do rebanho. Dessa forma, gerou-se um grande respeito pelas coisas sagradas que pertenciam a Jeová. (Le 5:14-16.)

Santidade Cristã. O Líder dos cristãos, o Filho de Deus, nasceu em santidade (Lucas 1:35), e manteve essa santificação ou santidade durante toda a Sua vida terrena. (Jo 17:19; Ac 4:27; Heb 7:26.) Sua santidade foi completa, perfeita e saturou todos os Seus pensamentos, palavras e ações. Ao manter Sua santidade até o ponto de sofrer uma morte sacrificial, Ele tornou possível que outros alcançassem a santidade. Consequentemente, o chamado a seguir os Seus passos é um “chamado sagrado”. (2Ti 1:9) Aqueles que recebem esse chamado tornam-se ungidos de Jeová, os irmãos espirituais de Jesus Cristo, e são chamados de “santos” ou “consagrados”. (Ro 15,26; Ef 1,1; Fil 4,21; cf. NBE) Eles recebem santidade exercendo fé no sacrifício de resgate de Cristo. (Fil 3:8, 9; 1Jo 1:7) Portanto, a santidade não é inerente a eles ou não lhes pertence por seu próprio mérito, mas vem a eles por meio de Jesus Cristo. (Rom 3:23-26.)

As muitas referências bíblicas a membros vivos da congregação identificados como “santos” ou “consagrados” (NBE) deixam claro que uma pessoa não é santificada ou “consagrada” por homens ou por uma organização, nem tem que esperar até depois da morte para se tornar “santa” ou “santa”. Ele é “santo” em virtude do chamado de Deus para ser co-herdeiro com Cristo. Ele é santo aos olhos de Deus enquanto está na Terra, com a esperança da vida celestial no reino espiritual, onde Jeová Deus, Seu Filho e os santos anjos habitam. (1Pe 1:3, 4; 2Cr 6:30; Marcos 12:25; Atos 7:56.)

Condutas limpas são essenciais. Aqueles que têm essa posição santa diante de Jeová se esforçam, com a ajuda do espírito de Deus, para alcançar a santidade de Deus e de Cristo. (1 Tessalonicenses 3:12, 13) Isso requer o estudo da Palavra de Deus e sua aplicação na vida deles. (1Pe 1:22.) Isso requer responder à disciplina de Jeová. (Heb 12:9-11) Segue-se que, se uma pessoa for genuinamente santa, seguirá um curso de santidade, limpeza e retidão moral. Os cristãos são exortados a apresentar seus corpos a Deus como um sacrifício santo, assim como os sacrifícios aceitáveis apresentados no antigo santuário também eram santos. (Ro 12:1) Ser santo na conduta é um mandamento: “Segundo o Santo que vos chamou, fazei-vos santos também em toda a vossa conduta, pois está escrito: ‘Sede santos, porque eu sou santo'”. (1Pe 1:15, 16.)

P>Os que se tornam membros do corpo de Cristo são “concidadãos dos santos e são membros da família de Deus”. (Ef 2:19) Eles se tornam um templo santo de pedras vivas para Jeová e constituem “um sacerdócio real, uma nação santa, um povo para uma possessão especial”. (1Pe 2:5, 9.) Eles devem se purificar de “toda impureza da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”. (2Co 7:1) Se um cristão tem hábitos que contaminam ou danificam seu corpo carnal, ou o tornam impuro ou imundo, ou se ele segue uma doutrina ou moralidade que vai contra a Bíblia, isso significa que ele não ama ou teme a Deus e está se afastando da santidade. Não se pode realizar a imundícia e ao mesmo tempo permanecer santo.

Coisas santas devem ser tratadas com respeito. Se um membro da classe do templo usasse seu corpo de uma maneira impura, não só contaminaria e prejudicaria a si mesmo, mas também o templo de Deus, e, como foi dito, “se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus é santo, que templo vós sois”. (1Co 3:17.) É preciso ter em mente que tal pessoa foi redimida pelo sangue do Santo de Deus. (1Pe 1:18, 19.) Quem usar mal o que Jeová determina como santo, seja seu próprio corpo ou qualquer outra coisa dedicada a Ele, ou quem prejudicar ou cometer um crime contra outra pessoa que é santa a Deus, sofrerá punição divina. (2T1:6-9.)

Deus revelou a Israel Sua atitude a respeito de tal uso profano de seus bens sagrados. Isto é visto em Sua lei que proibia aqueles sob a lei mosaica de fazer uso comum ou profano de coisas postas à parte como sagradas, tais como primícias e dízimos. (Jr 2,3; Ap 16,5.6; Lc 18,7; 1T 4,3-8; Sl 105,15; Zc 2,8.) Também é visto no castigo que Deus trouxe sobre Babilônia por seu mau uso malicioso dos vasos de seu templo e do povo de sua nação santa. (Da 5:1-4, 22-31; Jr 50:9-13) Em vista dessa atitude de Deus, os cristãos são repetidamente lembrados da necessidade de tratar os santos de Jeová, ou seja, os irmãos espirituais de Jesus Cristo, com amor e bondade, e são elogiados por isso. (Ro 15,25-27; Ef 1,15.16; Cl 1,3.4; 1Ti 5,9.10; Phlm 5-7; Heb 6,10; compare Mt 25,40.45.)

p>Deus lhes imputa santidade. Deus também contou como santos os homens e mulheres fiéis que viveram antes da vinda de Jesus e abriram o caminho para a vida celestial. (Heb 6:19, 20; 10:19, 20; 1Pe 3:5) Da mesma forma, uma “grande multidão” que não faz parte dos 144.000 “selados” pode gozar de santidade diante de Deus. Estas são vistas em roupas limpas, lavadas com o sangue de Cristo. (Ap 7:2-4, 9, 10, 14; ver GRANDE CIMEIRA.) No devido tempo, todos os que vivem no céu e na terra serão santos, pois “a própria criação também será libertada da escravidão à corrupção e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus”. (Rom 8:20, 21.)

Jovah abençoa a santidade. A santidade de uma pessoa implica um mérito dado por Deus que tem um impacto na santificação da sua família. Portanto, se uma pessoa casada é um cristão santo aos olhos de Deus, seu cônjuge e os filhos desta união, se não são servos dedicados de Deus, beneficiam-se do mérito daquele que é santo. Por essa razão, o apóstolo Paulo recomenda: “Se algum irmão tem uma mulher incrédula, e ela aceita morar com ele, não a deixe; e a mulher que tem um marido incrédulo, e ele aceita morar com ela, não a deixe deixar seu marido. Porque o marido incrédulo é santificado em relação à sua esposa, e a esposa incrédula é santificada em relação ao seu irmão; caso contrário, seus filhos seriam de fato impuros, mas agora eles são santos”. (1Co 7:12-14) O cônjuge limpo e crente não é tornado impuro por causa de suas relações com o cônjuge descrente, e a família como um todo não é considerada impura aos olhos de Deus. Além disso, a associação do crente com a família proporciona a qualquer membro da família descrente muitas oportunidades para se tornar um crente, refazer sua personalidade e apresentar seu corpo “como um sacrifício vivo, santo, aceitável a Deus”. (Ro 12:1; Col 3:9, 10) A atmosfera limpa e santa que o crente que serve a Deus pode promover resulta em bênçãos para a família. (Ver SANCTIFICAÇÃO.)

Santificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.