Como planear a lua-de-mel perfeita de Santorini (com um orçamento!)

Inside: Como planear uma lua-de-mel romântica e amiga do orçamento de Santorini para recordar. Incluindo onde ficar, como se deslocar, e o melhor lugar para assistir ao pôr-do-sol (sem multidões!).

Se você tem seguido esta volta ao mundo-lua-de-mel-extravaganza, você deve se lembrar que há dois destinos que eu sempre guardei para uma lua-de-mel algum dia – Veneza e Santorini.

Verificámos Veneza fora da lista da lua-de-mel no início deste mês e agora está na hora da nossa ansiosamente antecipada visita à ilha grega de Santorini!

Lê Mais: O Romance de Veneza

Estou entusiasmado por experimentar um lugar com o meu marido, Dave, que eu saltei propositadamente nas minhas viagens a solo. Tenho sido bastante clara sobre o quanto amo a Grécia em geral, mas Santorini sempre esteve na minha lista de convidados para a lua-de-mel.

Para esta paragem na nossa lua-de-mel à volta do mundo, temos 4 noites e 5 dias no mesmo lugar. Sem vôos, trens, ou viagens cross-country.

Só descanso, relaxamento, giroscópios e aqueles lendários pores-do-sol de Santorini. Perfeição.

Mas primeiro, o que faz de Santorini um destino tão pitoresco para visitar?

Santorini: Uma história explosiva

Historians acreditam que Santorini tem sido habitado desde o período Neolítico. Na verdade, foi o lar de uma civilização significativa por volta de 3600 a.C. semelhante às antigas colônias Minoanas na vizinha Creta.

Leia mais: Creta Grécia em 5 Dias Perfeitos

A ilha foi originalmente redonda até 1500 AC, quando uma das maiores erupções vulcânicas da história registada fez com que o centro da ilha se afundasse literalmente no mar. O resultado? A ilha principal em forma de C que vemos hoje.

Santorini deve a sua paisagem única, caldeira cheia de mar, e vistas do topo do penhasco ao seu passado explosivo.

Santorini Caldera Grécia
Caldera de Santorini

Em 1956, Santorini foi virtualmente abandonado após outro terramoto catastrófico. Mas no início dos anos 70, os moradores voltaram e a indústria do turismo começou a se desenvolver. Hoje, Santorini é um dos destinos turísticos mais populares do mundo.

Onde ficar numa lua-de-mel de Santorini

Já passa da meia-noite quando o nosso voo de Atenas aterra e a ilha está mergulhada na escuridão. Isso é até chegarmos à cidade de Fira (conhecida pela sua vida nocturna) que parece estar apenas a começar para a noite.

Ler mais: 24 Horas em Atenas

Escolhemos um hotel logo após Fira, na cidade de Imerovigli.

Porquê escolher Imerovigli?

O rumor é que, para além do lendário pôr-do-sol de Oia, a cidade de Imerovigli tem a melhor vista para o pôr-do-sol. Não sei quanto a vocês mas eu vivo para um bom pôr-do-sol e pretendo saborear cada um durante a nossa estadia.

A escolha perfeita do hotel de lua-de-mel Santorini (com um orçamento!)

Após uma pesquisa exaustiva, seleccionei os Apartamentos Prekas para a nossa estadia.

Em Santorini, é tudo sobre uma vista de caldeira. As fotos que vi da vista do Prekas são difíceis de bater. Estou entusiasmado por ver se está à altura das fotos.

Apartamentos Prekas Santorini Grécia
Nosso terraço com vista para a piscina e a caldeira em Prekas

Como a maioria dos hotéis em Santorini, Prekas é uma pequena propriedade com menos de uma dúzia de quartos. Ao contrário da maioria dos hotéis em Santorini, ele é acessível a menos de $150 por noite. (Já que estamos viajando por 3 meses nesta aventura de lua-de-mel, um hotel de baixo custo é fundamental.)

Mas o grande ponto de venda para mim é a piscina turquesa em forma de cubo perfeitamente saliente sobre o penhasco com vistas deslumbrantes da caldeira e da Oia à distância.

O nosso quarto é o único com vista direta para a piscina, o que faz com que pareça que temos a nossa própria lagoa privada. É claro que por esta altura já está muito escuro para ver a vista da caldeira. Mas o quarto é perfeitamente adorável, a piscina parece divina e eu mal posso esperar para ver o resto quando o sol nascer amanhã.

Prékas Apartamentos Santorini Grécia
A nossa piscina a saltar sobre o Mar Egeu

Na manhã seguinte acordamos com uma vista de cair o queixo fora das portas do nosso terraço. Não posso acreditar na nossa sorte em como o nosso hotel é absolutamente perfeito. Mais um ponto para TripAdvisor.

Como contornar Santorini

P>Com o entusiasmo de ver o que nos rodeia e abastecer o nosso frigorífico, começamos a longa caminhada pelas escadas até à cidade para abastecer. (Logo aprendemos que tudo em Santorini envolve subir ou descer uma colina).

A caminhada de Imerovigli até Fira é de apenas 20 minutos, então quando o supermercado mais próximo não tem tudo o que precisamos descemos a colina em direção a Fira

Depois de uma caminhada descendo a colina íngreme em direção a Fira, rapidamente percebemos que precisamos das nossas próprias rodas. Os morros em Santorini não são brincadeira.

Opções para se locomover em Santorini

Santorini tem várias opções de transporte:

1. Burro – Talvez o mais famoso transporte de Santorini, os burros omnipresentes percorrem as ruas estreitas carregando turistas com aversão às escadas. Mas uma semana de transporte por burro não parece prático (ou aromaticamente apelativo).
  2. Autocarros locais – Como a maioria das ilhas gregas, o sistema de autocarros locais de Santorini é muito bom. Mas queremos a flexibilidade para chegar a todos os cantos da ilha no nosso próprio horário.
  3. Aluguer de Automóveis – Conveniente, mas um potencial desafio de estacionamento à volta da ilha.
  4. Quad Bike/Motocicleta – Para deixar uma motocicleta (aterrorizante) ou o meio de transporte mais comum de Santorini, uma quad bike.

Nascido para ser…suave

Já vimos quadriciclos por toda a parte nas ruas. Semelhantes a um ATV, as quadriciclos são adequadas para transportar duas pessoas confortavelmente juntamente com uma caixa de armazenamento para compras ou sacos de praia.

Santorini Quad Bike
As nossas rodas Santorini…a quad bike

Não sou fã de nenhum tipo de motocicleta. No entanto, as quadriciclos têm quatro rodas o que as faz parecer mais estáveis e de alguma forma menos susceptíveis de resultar em morte súbita quando comparadas com uma motocicleta.

Plus elas são acessíveis e para alugar em quase todas as esquinas. O Dave está mais entusiasmado com a ideia das quadriciclos do que eu, mas por fim, cedo à conveniência.

Com as nossas rodas asseguradas para o dia, chegamos ao supermercado e estocamos antes de regressar ao apartamento para passar o resto do dia a relaxar junto àquela linda piscina.

Com quatro dias completos de antecedência e muito tempo para explorar, um dia de relaxamento total está definitivamente em ordem. Esta é afinal a nossa lua-de-mel.

Fantástica Fira

Naquela noite aventuramo-nos na Fira para jantar. Estou hipnotizado com a beleza dramática da Fira. Eu sei que Oia é a cidade mais popular de Santorini, mas eu me pergunto como poderia ser mais espetacular do que isso.

Fira Santorini Grécia
Magnificent Fira

Hotéis, lojas e restaurantes, todos empoleirados na beira de um penhasco. Um em cima do outro com um labirinto de becos e escadas sinuosas ligando todos eles. Os navios de cruzeiro descansam tranquilamente no porto enquanto os burros percorrem os 588 degraus do porto levando seus passageiros até o topo.

Tudo com uma vista panorâmica da caldeira circular.

É simplesmente magnífico.

Passeamos um pouco pelas ruas, encontramos um óptimo local para um jantar cedo e depois voltamos para a sala para apreciar o nosso primeiro pôr-do-sol Santorini do nosso terraço privado.

Vista do pôr-do-sol de Imerovigli

Voltamos para o quarto, servimo-nos de vinho e instalamo-nos no terraço para o espectáculo do pôr-do-sol.

E WOW, o nosso primeiro de muitos pores-do-sol Santorini não desilude! Ao vermos a bola de fogo escorregar para o Mar Egeu, pergunto-me como é que a vista da Oia poderia ser melhor?

Mas amanhã à noite vamos descobrir com certeza.

Santorini Sunset Imerovigli
Um pôr-do-sol perfeito Santorini do nosso próprio terraço

Quad-Bicicleta em Santorini

Na manhã seguinte, é hora de se afastar da cadeira do lado da piscina e colocar a nossa quad bike para explorar a ilha.

Red Beach Santorini

Da nossa posição central perto de Fira, vamos primeiro para a ponta sul de Santorini para uma praia que veio altamente recomendada – Red Beach. E é de facto vermelha!

A praia deve a sua paisagem única às rochas vulcânicas vermelhas e pretas que contrastam lindamente com o mar de água-marinha.

Red Beach Santorini GréciaFigcaption>Figcaption>

É uma vista deslumbrante e uma das praias mais únicas que já vi em todo o mundo.

H3>História minóica em Akrotiri

Da Praia Vermelha, damos um passo atrás no tempo com uma paragem no antigo assentamento minóico de Akrotiri.

Dando de volta à Idade do Bronze, este povoado foi completamente coberto de cinzas vulcânicas durante a erupção de 1627 AC. A escavação começou em 1967 e um número notável de edifícios, obras de arte e afrescos foram descobertos, todos bem preservados pelas cinzas.

Alguns historiadores acreditam que o assentamento em Akrotiri foi a inspiração por trás da história da Atlântida de Platão. Hoje, uma moderna estrutura de telhado envolve todo o local, tornando-o um lugar confortável para os visitantes explorarem em todas as estações.

Acabamos o nosso passeio pelo extremo sul da ilha, almoçamos, e depois fazemos a estrada para Oia.

Temos um plano em duas partes para Oia. Primeiro, encontrar o Castelo de Agios Nikolaos para assegurar a fechadura do amor que trouxemos (o plano original da fechadura do amor era Cinque Terre mas o local que precisávamos estava fechado devido aos deslizamentos de terra). Depois, vamos procurar o local perfeito para ver o pôr-do-sol.

p>Ler mais: Sem cuidados no Cinque Terre

Overrated Oia?

Não me interpretem mal, a Oia é linda.

É um postal perfeito da Grécia com casas caiadas de branco e persianas azuis e um labirinto de ruas estreitas pitorescas. Todas situadas no topo de um penhasco com galerias de arte, tavernas e igrejas de cor azul pontilhando o caminho.

Mas enquanto é deslumbrante, é também um aglomerado de turistas, na sua maioria do desfile diário dos navios de cruzeiro. E muitos desses navios permanecem no porto até tarde da noite para que seus passageiros possam apreciar o pôr-do-sol. Bom para eles, mau para nós.

Adorámos o nosso primeiro pôr-do-sol nocturno do nosso próprio terraço, mas sentimo-nos obrigados a ver as lendárias vistas do pôr-do-sol da Oia pelo menos uma vez. Então aqui estamos nós.

O sol está programado para cair abaixo do horizonte pouco depois das 20:30h. Agora são 18:00h, tempo de sobra para cumprir a nossa missão de amor e conseguir o leito da terra antes do pôr-do-sol.

Segurar o nosso amor

P>Primeira paragem, o Castelo de Agios Nikolaos em busca do corrimão da fechadura do amor que vi nas fotos online.

Data de 1480, o castelo sofreu danos devastadores no terramoto de 1956 e grande parte dele caiu no mar. Hoje, ele serve principalmente como o lugar mais popular para ver o pôr-do-sol todas as noites.

Love Locks Santorini Greece
Our love lock on the castle railing overlooking Oia

É praticamente o ponto mais alto de Oia, por isso não foi difícil de encontrar! Alguns minutos depois, encontramos o local perfeito com vista para o mar para assegurar a nossa eclusa. Aqui esperamos que ele permaneça lá por anos e que possamos encontrá-lo novamente na próxima vez que voltarmos (improvável, eu sei, mas uma garota pode sonhar).

Pôr-do-sol multidões em Oia

Quando a hora do pôr-do-sol se aproxima, as ruas incham com as pessoas a cada minuto. Eu pestanejo e parece que todos os bons lugares do castelo foram ocupados. Hora do Plano B.

Paramos num minimercado, compramos meia garrafa de vinho (graciosamente vendida com 2 taças), e nos instalamos ao longo de uma larga escadaria logo abaixo do castelo com uma vista desobstruída para o sol poente.

Então esperamos. E esperemos.

Ainda são apenas 19:30h para que o sol não mergulhe abaixo do horizonte por mais uma hora. Mas se sairmos vamos perder o nosso lugar. Então bebemos vinho e apreciamos a vista até que gradualmente o sol começa a brilhar uma laranja profunda à medida que se afunda no mar.

Oia Santorini Sunset Greece
A vista do pôr-do-sol de Oia…você será o juiz do qual Santorini sunset é melhor!

E é lindo, não me interprete mal. Mas tudo considerado, prefiro a vista pacífica do pôr-do-sol do nosso próprio terraço em Imerovigli. Especialmente depois de lutarmos contra as multidões após o pôr-do-sol para voltarmos para a nossa quad bike e para a estrada.

Oia sunset? Confira.

Moving on!

Um dia de lua-de-mel preguiçoso em Imerovigli

Ontem foi um dia inteiro de exploração da ilha, por isso não nos sentimos culpados por dormirmos hoje e ficarmos à beira da piscina. Afinal, as vistas de caldeira da piscina em Imerovigli são espectaculares. É um dia perfeitamente relaxante que termina com bebidas e jantar em Fira e outro incrível pôr-do-sol do nosso terraço.

Esta é a lua-de-mel de Santorini 101, pessoal.

Santorini tours – Um passeio de barco para caminhar no Vulcão

Na noite passada em Fira reservamos um passeio de barco para visitar a outra vista obrigatória da ilha (depois do pôr-do-sol em Oia) – o vulcão. O passeio básico de barco para o vulcão é um passeio de 2 horas que inclui também uma parada nas nascentes quentes da ilha.

Soa como uma forma divertida de passar uma tarde e depois, vamos jantar na cidade antes de voltar ao hotel a tempo do pôr-do-sol.

O passeio de barco em si é fabuloso e uma forma fantástica de ver a ilha a partir do nível do mar. A única decepção são as águas termais. Para chegar até elas é necessário um mergulho de 15 minutos do barco no mar gelado do Egeu para chegar à costa.

Vulcão Santorini Day Trip
Volcão Hiking up the vulcano

Oh, e quando você chegar lá, você terá cerca de 10 minutos para desfrutar das fontes termais antes de começar a nadar de volta. Nós passamos essa (como a maioria dos nossos companheiros de viagem), mas algumas almas de coração fazem o banho e sobrevivem.

O nosso principal objectivo é a caminhada até ao topo do vulcão e essa parte da viagem é fantástica. Nosso guia faz 3 pausas na caminhada de 30 minutos para nos dar mais informações sobre o vulcão, apontar respiradouros de vapor na rocha, e geralmente deixar todos respirarem.

As vistas do cume são simplesmente incríveis, uma vista panorâmica da ilha em forma de C de Thira. É verdadeiramente a forma perfeita de passar uma tarde em Santorini.

Longo dia no paraíso grego da lua-de-mel

Para o nosso último dia, optamos novamente por relaxar no hotel. Mais tarde, vamos à Fira para almoçar e fazer compras. Sentirei muita falta desta ilha, especialmente daqueles pores-do-sol espectaculares.

Santorini é tão inacreditavelmente linda, como eu sempre sonhei que seria. E estou tão feliz por ter salvo esta bela ilha grega para a minha lua-de-mel.

P>Claro, como o Dave gostou tanto como eu, não tenho dúvidas que voltaremos. Imerovigli era a base ideal e o nosso hotel muito acessível – Apartamentos Prekas – era a perfeição do pôr-do-sol.

P>Even a quad bike acabou por ser muito divertida – nada assustadora. E é definitivamente a melhor maneira de contornar a ilha sem o incómodo de esperar por um autocarro, encontrar um verdadeiro lugar de estacionamento, ou o aroma a cocó de burro.

P>Apesar das multidões, é difícil não amar Santorini. É o tipo de lugar que inspira os cartazes de viagem. E é um destino de lua-de-mel que vale a pena esperar.

Então, depois de casarmos na Toscana e viajarmos durante três semanas pela Itália e Grécia, amanhã voamos para Atlanta para nos reposicionarmos para os nossos actuais voos de Volta ao Mundo (partindo em apenas alguns dias).

Então esta viagem épica de lua-de-mel começa com mais 2 meses de viagem à volta do mundo.

P>Primeira paragem no itinerário oficial RTW…Cartagena, Colômbia!

172 Acções

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.