Confiando em Deus durante os Tempos de Desespero

Monday, 10 de dezembro de 2018

Seu coração bateu, seus lábios estremeceram, seus lábios estremeceram, e suas pernas tremeram (Habakkuk 3:16). Ele estava confuso, zangado, aterrorizado e desesperado por alívio. Ele gritou: “Ó Senhor, até quando chorarei por socorro, e tu não ouvirás?” (Habacuque 1:2). Habacuque, um profeta do Antigo Testamento, passou por uma época de provações que parecia interminável. Ele estava desesperado por alívio, por mudança, para que Deus interviesse. Isso soa como algo que você pode relacionar?

Eu também me sentia como Habacuque recentemente. O peso da dor, depressão e ansiedade consumiu-me ao ponto de meu coração bater, meus lábios tremerem, minhas pernas tremerem, e parecia que a decadência se tinha infiltrado nos meus ossos. Meu coração e minha carne gritavam por alívio – e no meu desespero, eu me senti tentado a me desviar da verdade da Palavra de Deus. Eu desejava conforto acima de tudo, mas fui chamado a confiar no Senhor na minha estação de desespero.

p>Quando você e eu sentimos que “não há esperança para uma colheita” (Habacuque 3:17), quando o desespero nos distrai da verdade de Deus, e quando nossa fé é abalada, o que fazemos? Podemos aprender de sofredores como Habacuque a:

Confiar em Deus pela fé

Todos os crentes em Jesus Cristo são chamados a uma vida de fé (Gálatas 2:20). A fé nos convida a nos regozijarmos no Senhor e a nos alegrarmos em Deus nosso Salvador (Hab. 3:18). Quando amamos e nos alegramos através das provações, é a demonstração final da verdadeira fé. A fé cristã não descansa no que é visto e no que é temporário – ela depende da suficiência de Cristo (2 Coríntios 4:18).

Em muitas épocas de desespero, é muitas vezes desafiador regozijar-se na fé. Quando nos sentimos espiritualmente secos e não podemos orar como deveríamos, podemos confiar em Deus através do Espírito Santo. O Pai nos enviou o Espírito Santo em nome de Jesus, Aquele que nos ajuda em nossa fraqueza intercedendo por nós com gemidos demasiado profundos para as palavras (Romanos 8:26). Podemos contar com Ele para nos condenar, guiar, ajudar e consolar dentro e fora das provações (João 14:26; Isaías 11:2; João 16:7:15). O Espírito nos dá liberdade (2 Coríntios 3:17) e nos capacita a abundar em esperança (Romanos 15:13).

2. Seja honesto com Deus

Habakkuk estava longe de negar a sua situação. Através de seu conhecimento do caráter do Pai, ele alimentou orações honestas. Ele se expressou apaixonadamente, honestamente, perguntando: “Por que você está em silêncio?” (1:13) e “Por que você tolera o mal?” (1:3). Nosso Salvador Jesus modelou esta numerosa caminhada terrena, onde está registrado que ele orou toda a noite a Deus (Lucas 6:12). Vemos também a honestidade de Cristo sobre suas circunstâncias em Mateus 26, onde três vezes ele pede ao Pai que lhe tire o cálice do sofrimento (vv. 39, 42, 44).

Temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo e temos sido justificados pela fé (Romanos 5:1). Portanto, podemos nos aproximar dele livremente em oração honesta e com o coração cheio de fé. Aproximando-nos e buscando-O em humilde oração, receberemos uma recompensa celestial (Hebreus 11:6). E porque nosso Pai celestial conhece nossos pensamentos mais profundos (Salmo 139:4), é para nosso benefício espiritual nos comunicarmos com ele honestamente. Contudo, devemos confiar na Sua graça, não na Sua resposta.

3. Confie na graça de Deus

Temos um convite caloroso do Criador do universo para nos aproximarmos do Seu trono de graça para encontrarmos misericórdia no nosso tempo de necessidade (Hebreus 4:16). Pela fé, reconhecemos que Deus não é obrigado a responder às nossas perguntas ou gritos – mas confiamos no dom da sua graça justificadora para nós através de Cristo (Romanos 3:24). Deste lado do céu, podemos nunca compreender porque Deus age ou retém em nossas vidas – mas podemos descansar na verdade que Sua graça é suficiente para nós (2 Coríntios 12:9).

James nos exorta:

mas Ele dá mais graça. Por isso diz: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes’. Submetei-vos, portanto, a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Limpai as vossas mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, de mente dupla. Sede infelizes, chorai e chorai. Que o vosso riso se converta em luto e a vossa alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e Ele irá exaltar-vos. (Tiago 4:6-10)

4. Confie no Poder de Deus em Cristo

Quando você enfrentar provações, lembre-se do poder e do amor de Deus mostrado através de seu Filho Jesus (João 3:16). Cristo demonstrou e cumpriu sua missão de viver uma vida sem pecado (1 Pedro 2:22), mas vemos que ele também desejava alívio (Lucas 22:42) e sentiu o silêncio do Pai (Mateus 27:46). Pela sua obediência e sofrimento doloroso, Cristo cancelou as nossas dívidas através do seu sacrifício perfeito. A maravilhosa verdade é que a dor e a morte não foram o fim para Jesus Cristo – e não são o fim para você. Nosso todo-poderoso Messias derrotou a morte e ressuscitou para a vida e glória, onde estarão também todos os que crêem nele.

Podemos confiar no poder de Cristo, que foi aperfeiçoado em nossas fraquezas e repousa sobre nós (2 Coríntios 12:9). O poder de Cristo pode ser demonstrado mais claramente através das nossas fraquezas quando nos submetemos aos seus planos. Ele está disposto e é capaz de realizar coisas ainda maiores do que nós jamais poderíamos fazer em nossas próprias forças. Como Paulo, podemos dizer: “Porque quando sou fraco, então sou forte” (2 Coríntios 12:10).

Confiar no tempo perfeito de Deus

Remmbrar, o Senhor não estava ignorando as orações de Habacuque ou de Jesus, e Ele também não desconsidera as nossas. Seu silêncio não é igual a uma falta de cuidado; ele trabalha nos bastidores, onde juntos todas as coisas trabalham para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28). Pela fé, devemos confiar no seu tempo. Deus responde às queixas de Habacuque prometendo: “Ainda que demore, espera por ele; ele certamente virá e não demorará” (2:3). E com o tempo, nós ficaremos admirados com o que Ele fez (Habacuque 3:2).

p>Como você confia no poder e na graça de Deus pela fé, eu oro para que você “fique admirado” (Habacuque 3:2) e fique “totalmente maravilhado” (Habacuque 1:5) como você proclama com confiança ao lado de Habacuque:

P>Pois a figueira não brota,
e não há uvas nas vinhas,
pelo que a oliveira falha,
e os campos não produzem alimento,
pois não há ovelhas no curral,
e não há gado nas bancas,
e eu me regozijarei no Senhor,
Eu estarei alegre em Deus meu Salvador.

p>O Senhor Soberano é a minha força,
ele faz os meus pés como os pés de um veado,
ele permite-me pisar as alturas. (Habacuque 3:17-19, NVI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.