Esperando Quando Deus Parece Silencioso

Numa época de sofrimento, Davi se engajou em uma conversa justa sobre como ele deveria responder à luz da bondade de Deus: “Espera pelo Senhor; sê forte, e deixa que o teu coração tenha coragem; espera pelo Senhor!” (Salmo 27:14).

O chamado para esperar em Deus é um convite à confiança e à esperança. Implica acreditar que um dia – mesmo que hoje não seja esse dia – ele fará todas as coisas certas. Em tempos de espera, enquanto buscamos a Deus em oração, devemos aprender a ouvi-lo, assim como falar com Ele – para fechar o barulho e esperar silenciosamente enquanto Ele nos desdobra sua pessoa, propósitos, promessas e planos.

Mas e quando esperamos e ouvimos, e Deus ainda parece calado?

Deus está perto

Em Deserto por Deus? Sinclair Ferguson discute o que nossos antepassados cristãos chamavam de “deserção espiritual” – a sensação de que Deus nos esqueceu, deixando-nos isolados e sem direção. Mas através da fé, podemos afirmar a presença amorosa de Deus, mesmo quando Ele parece silencioso e nos sentimos desertores. “Aproximai-vos de Deus, e Ele se aproximará de vós” (Tiago 4,8) é uma promessa que Deus não quebrará, apesar de como nos sentimos.

Até anos atrás, sem razão aparente, eu passei por quatro meses de depressão. Tive que aprender a confiar em Deus por sua presença, apesar do que eu sentia. Eventualmente, enquanto continuava a abrir a sua palavra diariamente e a procurar o seu rosto, enquanto ainda nessa depressão, fui gradualmente recuperando a minha capacidade de O sentir e ouvir.

Muitos de nós caminhamos na estrada de Emaús (Lucas 24:13-32). Desiludidos pela tristeza. Atormentado por perguntas. Nós nos perguntamos onde Deus está. Quando, o tempo todo, Ele caminha ao nosso lado.

É este o melhor para mim?

Um amigo pastor contou-me a sua experiência após a morte do seu filho adolescente: “Quase todas as manhãs, durante meses, eu gritei perguntas a Deus. Eu perguntei: ‘Em que você estava pensando?’ E, ‘Isto é o seu melhor para mim?’ E finalmente, “Esperas mesmo que eu apareça todos os domingos e diga a toda a gente o quão fantástico tu és? Depois, quando me calei, Deus falou à minha alma. Ele tinha uma resposta para cada uma das minhas perguntas.”

A espera de Deus envolve aprender a colocar as nossas perguntas perante Ele. Significa que há algo melhor do que saber todas as respostas: conhecer e confiar no único que sabe e nunca nos abandonará (Hebreus 13:5).

Confiar em Deus quando não o ouvimos acaba por nos fortalecer e purificar. Se a nossa fé é baseada na falta de luta e aflição e na ausência de dúvidas e perguntas, isso é um fundamento de areia. Tal fé é apenas um diagnóstico assustador ou um telefonema de despedaçamento a partir do colapso. A fé Token não vai sobreviver à noite escura da alma. Quando pensamos que Deus está em silêncio ou ausente, Deus pode nos mostrar que a nossa fé é falsa ou superficial. Sobre a sua ruína, podemos aprender a reconstruir sobre Deus nossa Rocha, o único alicerce que pode suportar o peso de nossa confiança.

O seu silêncio é uma questão de perspectiva

Há um sentido em que Deus nunca está em silêncio. Ele já falou na sua palavra e, tornando-se homem e morrendo por nós na cruz, comprando a nossa salvação eterna. Isto é fala, e fala não é silêncio! O que chamamos de silêncio de Deus pode na verdade ser a nossa incapacidade, ou em alguns casos (certamente não todos) a nossa falta de vontade, de ouvi-lo. Felizmente, essa perda auditiva para os filhos de Deus não precisa ser permanente. E dada a promessa da ressurreição, certamente não será permanente.

Psalm 19:1 nos diz que os céus gritam sobre a glória de Deus. Romanos 1:20 mostra como a criação prova claramente a existência de Deus. Deus fala não só através da sua palavra, mas também através do seu mundo. Quando meu coração está pesado, passear com nossa cadela Maggie ou andar de bicicleta pelas belezas do Oregon é muitas vezes melhor do que ouvir um grande sermão ou ler um bom livro.

P>Posto isto, quando não conseguimos ouvir Deus, podemos continuar a aparecer e a abrir a sua palavra, dia após dia, para olhar para o que Ele já disse – e fez – e contemplá-lo e memorizá-lo até nos apercebermos que isto não é silêncio, mas é Deus a falar-nos. Naturalmente, permanece um sentido subjectivo no qual desejamos ouvir Deus de uma forma mais pessoal. Deus falou a Elias em “um sussurro baixo” (1 Reis 19,12).

O problema dos sussurros baixos é que eles não são fáceis de ouvir – especialmente quando o vento está uivando ao nosso redor! Por que Deus às vezes fala tão silenciosamente que é difícil ouvi-lo? A resposta pode ser levar-nos ao fim de nós mesmos. Para nos incitar a ficar quietos e procurá-Lo. E para construir a nossa fé e eventualmente falar mais claramente ou curar o nosso problema de audição.

Quando a vida escurece

A mulher de Martin Luther, Katherine, viu-o desencorajado e sem resposta durante algum tempo. Um dia, ela vestiu roupas de luto pretas. Lutero perguntou-lhe porquê. “Alguém morreu”, disse ela. “Quem?” Lutero perguntou. “Parece”, disse Katherine, “que Deus deve ter morrido!” Lutero percebeu o ponto de vista dela. Como Deus não tinha morrido, ele precisava de parar de agir como se tivesse.

p>O que podemos fazer quando Deus parece calado e a vida é escura? Podemos orar com escritores bíblicos que clamam a Deus:

A ti, Senhor, eu chamo; meu rochedo, não sejas surdo para mim, para que, se te calares comigo, eu não me torne como aqueles que descem ao poço. (Salmo 28:1)

O Deus, não guardes silêncio; não te cales nem fiques quieto, ó Deus! (Salmo 83:1)

Eu te clamo por ajuda e tu não me respondes; eu estou de pé, e tu só olhas para mim.(Jó 30:20)

Também podemos lembrar que, por mais longo que o silêncio pareça, Deus promete que é temporário. Considere Sofonias 3:17:

O Senhor teu Deus está no meio de ti, Um guerreiro vitorioso. Ele exultará sobre ti com alegria, ficará quieto no seu amor, alegrar-se-á sobre ti com gritos de alegria. (NASB)

p>Apenas porque não podemos ouvir Deus exultando não significa que ele não se regozije por nós com gritos de alegria. Uma criança cega ou surda pode não ver o rosto de seu pai ou ouvir suas palavras, mas pode aprender a sentir seu amor e afeto, mesmo assim. A promessa de compra de sangue diz que esta breve vida será seguida com uma eternidade na qual seus filhos “verão seu rosto” (Apocalipse 22:4).

A minha alma espera por Deus

A minha esposa, Nanci, enquanto passava por tratamentos de quimioterapia que terminaram há poucos meses, leia-me isto de Andrew Murray’s Waiting on God: “É o Espírito de Deus que começou em ti o trabalho de esperar por Deus. Ele vai permitir que você espere. . . . Esperar continuamente será encontrado e recompensado pelo próprio Deus trabalhando continuamente” (Salmo 62:1, 5). Se nos apoiarmos nele enquanto esperamos, Deus nos dará a graça de esperar e ouvir atentamente enquanto rezamos, ir até aos seguidores de Cristo de confiança para nos encorajar, e continuar a abrir a sua palavra e pedir-lhe que nos ajude a ouvi-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.