Eve – All the Women of the Bible

Eve

The Woman of Unique Distinction

Referências Bíblicas – Génesis 2 e 3; 2 Coríntios 11:3; 1 Timóteo 2:13

Nome Significado – Há três nomes aplicados à mulher de Adão. Ela é chamada “Mulher, porque foi tirada do Homem” (Gênesis 2:23). “Mulher” é mais uma designação genérica do que um nome, e está associada à relação de Eva com Adão, uma relação que ela foi criada para cumprir. Literalmente “mulher” significa “homem-ess”. Então ambas Eva e seu marido são chamados de “Adão”. “Homem e mulher os criaram… e lhes chamaram Adão” (Gênesis 5:2). Este nome inclusivo implica que o ideal divino para homem e mulher não é meramente o de associação, mas uma unidade indissolúvel. Deus os fez “uma só carne” e lhes deu um só nome. Eva, o nome dado a ela depois da transgressão e seus resultados profetizados, foi a escolha de Adão “que chamou a sua esposa de Eva; porque ela era a mãe de todos os vivos” (3:16, 20). Este foi o nome que descreve a sua função e destino na história espiritual da qual ela foi o início. Eva quer dizer “vida” ou “dador de vida”, ou “mãe de todos os que têm vida”, e a sua vida está em todos nós. Nos dias bíblicos, um grande significado estava ligado a uma mudança de nome. Por que então Adão mudou o nome de sua esposa – que era o seu próprio nome, Adão, para Eva? Donald Davidson diz que, “Em vista do terrível julgamento pronunciado sobre eles, o homem poderia ter sido perdoado se a tivesse censurado como ‘morte’, pois foi o seu pecado que trouxe a morte ao nosso mundo e todo o nosso infortúnio”. Mas Adão lhe dá um nome que é expressivo da vida profética ligada a ela. Pois através da semente da mulher, o pecado um dia seria vencido, e a morte seria engolida pela vitória”

Demos ao nosso camafeu de Eva a legenda “A Mulher da Distinção Única” porque ela é distinta, de muitas maneiras, de todas as outras mulheres que já viveram. Há muitos “primeiros” em seu crédito.

Eve foi a primeira mulher a viver sobre a terra

O produto de uma criação divina, Eva apareceu como uma mulher completa e perfeita. Ela nunca foi uma criança, ou uma filha ou uma donzela. A primeira mulher a nascer no mundo foi a primeira filha de Eva (Gênesis 5:4). Quantas filhas nasceram para Adão e Eva não nos é dito. Se Eva vivesse tanto tempo quanto seu marido – 930 anos (Gênesis 5:5) – provavelmente haveria muitos filhos e filhas na primeira família da Terra. Eva, então, não nasceu. Ela foi criada a partir de Adão. Tendo existido no pensamento de Deus, ela apareceu na terra.

p>Modernistas, evolucionistas e escritores seculares podem zombar daquela “costela de Adão” da qual Eva foi feita. Adão foi diretamente criado por Deus a partir do pó da terra, mas Eva foi moldada a partir de um osso tirado do lado de Adão. George Herbert comenta: “O homem era pó refinado, mas a mulher era pó duplamente refinado”. Diz Secker: “A costela foi tirada de debaixo do braço dele. Como o uso do braço é para afastar os golpes do corpo, o ofício do marido é para afastar os golpes da mulher”p>Há uma aplicação espiritual da noiva que Deus criou para Adão. Ela fala do mistério sagrado, a noiva do Cordeiro, que deve sua existência ao Seu lado ferido (João 19:36), e que, ainda mais do que Eva, tem um lugar perto do coração do Esposo (Jeremias 31:3), e que está destinada a desfrutar de Sua companhia num paraíso sem pecado (Apocalipse 2:7; 21:9). O casamento do Cordeiro, como o de Eva, é feito no céu.h4>Eve Foi a Primeira Mulher a Ser Chamada Esposa

Fashioned out of man, she became the man’s counterpart and companion. Deus viu que embora Adão estivesse num estado de perfeita inocência, não era bom para ele estar sozinho. Seria bom para ele, espiritualmente, intelectual e socialmente, ter uma esposa. Ele precisava de alguém para amar e gerar seus filhos, uma vez que a ordem tinha saído “para multiplicar-se e reabastecer a Terra”. E assim com Adam-

O mundo era triste, o jardim era selvagem,

p>E o homem o eremita suspirou até que a mulher sorriu.p>Deus falou da mulher que devia prover a Adam como sua “ajuda” – uma ajuda que se encontrava ou se adaptava a ele – um termo que dava à mulher a sua verdadeira posição no mundo. É somente onde a Bíblia existe e o cristianismo é praticado que ela alcança uma posição como a de ajudante, ou igual ao homem. Em terras onde reina a escuridão, a mulher é a escrava, o tagarela do homem. Assim Eva foi dada a Adão e seus dois corações bateram como um em amor um pelo outro e por Deus. Eva foi formada enquanto Adão dormia. Ele não conheceu nenhuma dor durante a operação, pois ainda não havia pecado no mundo. Como é verdade que Deus está trabalhando continuamente enquanto os homens dormem! Ele muitas vezes dá bênçãos reais aos Seus enquanto dormem (Salmo 127:2).p>Quando acordo do sono,p>O desespero fugiu, e a esperança está próxima;p>O céu parece azul, e as visões clarasp>P>E baniu todo o meu pavor e medo.

Eve foi a mulher mais bela que o mundo conheceu

Century after century women have appeared renowned for their beauty of face and form but Eve excelled them all. Criada por um Deus perfeito, Eva refletiu a perfeição divina. A sua não era uma beleza artificial. Rosto, feições e forma foram as mulheres mais belas que já tiveram. Enquanto a Bíblia não tem descrição da aparência física de Eva, a primeira reação de Adão ao ver a adorável figura antes dele foi dar voz ao primeiro poema da terra-

Esta, então, finalmente é osso dos meus ossos,

e carne da minha própria carne:

Esta será chamada de Wo-man

Pois do homem foi ela tomada.

Enquanto temos um mandado bíblico para a beleza de Sara, o Talmudista diz…

p> Todas as mulheres em comparação com Sara são como macacos em relação aos homens. But Sarah can no more be compared to Eve than can monkey be compared with man.

John Milton expresses a similar commendation in one of his most daring idioms—

Adam the goodliest man since born

His sons; the fairest of her daughters Eve.

The blind poet goes on to say of the loveliness Adam saw &–;

So absolute she seems

And is herself complete.

The Venus of Milo, in marble, or the Venus of Titian in oil, only convey a faint idea of what Eve must have looked like as she came from the creative hand of God. No wonder she has been described as

Heaven’s best, last gift.

To quote from Milton’s Eve again—

O fairest of creation, last and best

Of all God’s works, creature in whom excelled

Whatever can to sight or thought be formed,

Holy, Divine, Good, Amiable or Sweet.

P>P>Seja de novo a beleza original de Eva expressa-se nestas linhas &–;

p>Que o que parecia justo em todo o mundo parecia agora

Meio, ou nela contida ou na sua aparência;

p>p>A Graça estava em todos os seus passos, o Céu nos seus olhos,p> Em cada gesto a dignidade e o amor.

Eve foi a primeira e única mulher nascida sem pecado

Sendo a primeira mulher Eva não teve pecado herdado. Vinda da mão de Deus, Eva teve uma vantagem que nenhuma outra mulher jamais teve &–;ela era pura e santa, com a imagem divina intacta. Criada sem pecado, ela ainda se tornou a primeira pecadora do mundo, e introduziu o pecado à sua prole, e assim, tudo desde que ela “nasceu em pecado e se transformou em iniqüidade”. Os melhores e mais santos nascidos na raça têm naturezas que são propensas ao mal (Romanos 7:21). Formada com “inocência e perfeição sem pecado e dotada a toda plenitude com dons de corpo e mente, e rica em bênçãos externas sem mancha ou liga ela ainda transgrediu no pecado com o qual ela fez Adão pecar”. Fresco da mão de Deus com inigualável graça e beleza de corpo e mente, seguiu-se o pecado e a ruína, e o paraíso foi entregue por um mundo de espinhos, cardos e lágrimas.

h4>Eve foi o Primeiro na Terra a ser Assaltado por Satanásp> Antes de sua criação, Satanás, que como Eva tinha sido criada um ser santo, liderou uma rebelião contra o Criador e foi lançado de seu alto estado. Agora ele começa sua rebelião na Terra e nos seres com alguém que é fascinado por sua abordagem. Assim, temos a Queda e a fonte do pecado original. Não houve grande ousadia em pecar pela primeira vez da parte de Eva. Como o pecado era desconhecido tanto para Adão como para Eva quando criado por Deus, Eva não viu nenhum erro na obra-prima da sugestão sutil satânica. Satanás não lhe disse para pecar, mas insinuou da forma mais inteligente que não havia nada com que se preocupar ao comer fruta proibida. Como George Matheson diz, “A tentação não era em si mesma o desejo de transgredir, mas a vontade de possuir; a transgressão é apenas um meio…. Se o tentador tivesse dito: ‘Roubar’, ele não teria sido ouvido por um momento. Mas ele não disse: ‘Roubar!’; ele disse: ‘Especular!’ … A tentação, desde os dias do Éden, nunca deixou de se revestir de uma veste aparente”

Satan conseguiu pintar o caminho para baixo como levando a um caminho ascendente emitindo na semelhança de Deus ou uma queda para cima, “Sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal”. Eva sucumbiu às artimanhas de Satanás e os passos que levaram à sua rendição são esclarecedores – ela viu, cobiçou, tomou, etc. “A árvore era boa para comer” – o apetite corpóreo era tentado. Era “um deleite para os olhos” – sua natureza sensual era tentada. Então, “a árvore era para ser desejada para fazer um sábio” – a tentação mais poderosa de todas, ou seja, “a tentação espiritual de transcender a experiência normal dos homens e de provar a sabedoria que só pertence a Deus”

E seu marido? Bem, Adão não fez nenhum esforço para impedir Eva de comer do fruto, embora a proibição divina fosse dirigida tanto a ele quanto a Eva. Se ele não foi o primeiro a colher o fruto, ele deve ter estado debaixo da árvore, e quando viu que era seguro comer, então ele tomou a sua parte do fruto proibido. Quando Deus enfrentou Adão com aquele primeiro ato de pecado, ele não só culpou Eva, mas o próprio Deus – “A mulher que me deste” &–;como se dissesse: “Se Tu sabias que Eva me teria tentado, por que a criaste para mim”? H. V. Morton diz que “as palavras do primeiro Adão são como as palavras de um rapazinho muito sorrateiro apanhado pelo director e culpa outro – Ela deu-me da árvore e eu comi”. Mas depois disso, nas Escrituras, Adam, o chefe federal da raça humana, é feito responsável pelo pecado adâmico. (“Em Adão morremos”; “Pelo pecado de um só homem”; Romanos 5:12; Jó 31:33.) O que se seguiu à desobediência dos primeiros pecadores do mundo é apenas uma dor muito conhecida – a dor na procriação, a introdução do pecado e da servidão no mundo, a terra amaldiçoada, a expulsão do paraíso, e a introdução da doença e da morte.

Eve foi a primeira costureira do mundo

Se Adão foi o primeiro jardineiro da terra, Eva foi a primeira a modelar as roupas das folhas. “Coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais” (Génesis 3:7). Andrew Johnson, que se tornou presidente dos EUA após o assassinato de Abraham Lincoln, já foi alfaiate em Greenville, Tennessee, onde tinha uma loja. Em um discurso feito em Gallatin em 1874 ele disse-

Adam, nosso grande pai e chefe, o senhor do mundo, era alfaiate por profissão. Adão e Eva “coseram folhas de figo juntas, e fizeram-lhes aventais”. Essa é a primeira vez que ouvimos falar de alfaiate, e eu não vejo isso – sem intenção de ser pessoal &–;qualquer um precisa ter vergonha de ser chamado alfaiate, nem qualquer jovem precisa ter vergonha de ser costureira, pois sua mãe Eva, ao que parece, manuseou uma agulha com alguma habilidade.

A roupa é um lembrete de pecado, pois em sua inocência nossos primeiros pais não tinham senso de vergonha porque não tinham senso de pecado. “Ambos estavam nus … e não tinham vergonha” (Gênesis 2:25). Diz Mateus Henrique: “Eles não precisam ter vergonha na cara, embora não tivessem roupas nas costas”. Mas depois de pecarem, os olhos foram abertos e eles sabiam que estavam nus. Embora a vergonha possa ter um rosto mais justo e gentil do que o pecado, ela ainda é sua irmã gêmea. A vergonha pode ser uma expressão de arrependimento pelo pecado, ou o protesto de consicência contra ele. Quando Esdras corou e se envergonhou de olhar para cima, a misericórdia perdoadora de Deus veio ao seu encontro (Esdras 9:6).

p>consciente da sua nudez, por que Adão e Eva procuraram uma cobertura? Não só porque sabiam que estavam sem roupa, mas também porque estavam expostos ao olhar d’Aquele contra quem tinham pecado. Entretanto, as folhas de figueira que eles fizeram em uma roupa não eram suficientes para escondê-las dos olhos penetrantes de Deus, então eles se esconderam entre as árvores. Mesmo ali estavam sob o Seu olhar e descobriram, e tentaram se cobrir com vãs desculpas (Gênesis 3:7, 8, 11, 13). Aqueles que tentam cobrir o seu pecado nunca prosperam (Provérbios 28:13, ver Jó 31:33). Deus rejeitou a cobertura feita pelos primeiros pecadores na terra porque representava o seu próprio esforço. Então Deus lhes deu “peles” (3:21), e os colocou sobre os culpados. A maravilhosa invenção de prender peles de animais juntos foi atribuída pelos antigos hebreus a Deus. As peles falam de sacrifício. Os animais têm que ser mortos antes que o homem possa ser coberto com roupas ou sapatos. Certamente a provisão divina daquelas peles de sacrifício prefigurou o Calvário, onde Jesus através do sacrifício de Si mesmo providenciou um manto de justiça imaculado para todos os que se arrependem e crêem.p>Nua, vem a Ti para te vestires.h4>Eve Foi a Primeira Mãe a Ter um Filho Que Foi um Assassinop>Que trilha de tristeza e angústia se seguiu à sua transgressão! Quando Caim, seu primogênito, entrou em sua vida e em sua casa como Eva deve tê-lo amado. Ela deu-lhe o nome de Caim, que significa “obter” ou “possuir” ou, “aquisição”. Ele tornou-se um lavrador do solo. Seu segundo filho foi Abel, um nome que implica “aquilo que ascende” ou “um vapor” – algo condenado a desvanecer-se. Este último era um homem espiritual e sacrificou os primogênitos de seus rebanhos ao Senhor. O primeiro filho trouxe do fruto da terra, isto é, aquilo que tinha produzido, e o apresentou ao Senhor que o rejeitou e aceitou a oferta de Abel por causa de seu conteúdo sacrifical. Caim perdeu a calma por causa desse ato de aceitação e rejeição divina, e matou seu irmão Abel. Assim, o primogênito favorito de Eva foi marcado com vergonha, e Abel espiritual se tornou um mártir. Por trás da matança de Caim de seu irmão estava a serpente que havia feito de sua mãe a primeira pecadora do mundo. Jesus disse que ele era um assassino desde o início (João 8:44). Depois do crime e banimento do seu primeiro filho, e do enterro do seu segundo, Deus deu-lhe outro a quem ela chamou Seth. “Porque Deus”, disse ela, “me designou outra semente em vez de Abel, pois Caim o matou”. Ao nomear seu terceiro filho, assim ela expressou sua fé no amor, misericórdia e provisão de Deus. Foi através de Seth que a linhagem espiritual foi mantida e foi após o seu nascimento que o nome de Eva desapareceu das páginas do Antigo Testamento, embora seja mencionado duas vezes no Novo Testamento. Enquanto Eva sem dúvida compartilhou a duração da vida de Adão930 anos – e carregou um número indefinido de filhos e filhas, não temos registro de sua maternidade além dos três filhos nomeados.

Eve foi a Primeira a Receber a Divina Profecia da Cruz

Eve foi a primeira pecadora e viu o fruto de seu pecado enquanto estava na primeira sepultura do mundo e enterrou seus mortos. Depois de confessar seu pecado ela ouviu o Senhor dizer àquela velha serpente, o diabo: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; ela te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15). Com esta primeira promessa do Redentor começou a estrada escarlate que terminava na cruz onde Cristo, nascido de uma mulher, proporcionou uma vitória gloriosa sobre o pecado e Satanás. Através de uma mulher, o justo universo de Deus foi arruinado e tornou-se “um mundo de pecadores perdidos, e arruinado pela queda”. Agora, através de uma mulher, uma salvação perfeita foi providenciada para uma raça pecadora. Através do pecado de Eva, a morte entrou no mundo, mas na cruz tanto o pecado como a morte foram conquistados, pois por “morrer, a morte Ele matou”. Quando Jesus gritou: “Está acabado”, Ele quis dizer que a cabeça da serpente, representando poder e autoridade, tinha sido ferida. Ele segurou todos os principados e poderes satânicos que a transgressão de Eva trouxe ao mundo, e os colocou debaixo dos Seus pés. Aleluia! Que salvador!

Quando deixamos nossa reflexão sobre a primeira mulher do mundo, primeira esposa, primeira pecadora e primeira enlutada, há uma ou duas lições a serem tiradas de seu registro. Por exemplo, “muitas filhas de Eva descobriram que a serpente nunca é mais perigosa do que quando professa ser a mais sincera desejosa interessada em nada além do seu avanço e bem-estar”. Que Satanás é um enganador subtil e cruel. Quão ignorantes são tantos de seus dispositivos! Além disso, a tentação é uma experiência universal, e cada um de nós deve aprender com a primeira pessoa na Terra a ser tentado, sua forma de aproximação e passos sucessivos, e nos salvaguardar de uma queda através da apropriação da própria vitória de Cristo sobre o inimigo. Não há pecado em ser tentado. Nós só pecamos quando cedemos à tentação. Recusando-se a ceder à tentação do pecado, o nosso Jardim do Éden permanece inviolável. No coração da história patética de Eva, porém, está a lição moral de que uma mulher tem o poder de banir ou abençoar a vida de um homem. Se ela cai, o homem cai com ela. Quão expressivas são as citações de John White Chadwick em seu capítulo sobre Eva em Mulheres da Bíblia-

Ah, mulher desperdiçadora, para que ela possa

No seu doce eu fixar o seu próprio preço.

Sabendo que não podemos escolher senão pagar,

p>Como ela barateou o Paraíso;p>Como ela deu em vão o seu presente inestimável,p>Como estragou o pão e derramou o vinho

Que, gasto com a devida parcimónia,

Fez os homens brutos e os homens divinos.

O Rainha, desperta para a tua fama,

p>P>Requer o que é a nossa riqueza a dar,p>E compreender e usar a coroap>p>De tua desprezada prerrogativa.

P>Vai ser notado que nada dissemos sobre se a história da Criação, e do aparecimento de Adão e Eva deveria ser tomada literal e historicamente, ou tratada como uma alegoria de simbolismo sagrado. Rejeitamos firmemente a teoria não comprovada e anti-cristã da evolução, assim como protestamos que o relato da criação de Adão e Eva, e as tentações da serpente é mito antigo ou folclore transmitindo com ela uma verdade ou mensagem pertinente. É cada vez mais comum que pregadores e escritores modernistas falem das belas fábulas e mitos da Bíblia. Acreditamos que os três primeiros capítulos do Gênesis contêm realidades históricas. Se Adão é um mito, Cristo também o é. Lucas nos lembra que Adão foi um filho de Deus (Lucas 3:23-28), e o primeiro homem do qual Cristo foi descendente. Como poderia um filho mítico tornar-se um dos antepassados do Cristo real? Toda a genealogia de Lucas sobre Jesus é baseada na suposição de que Adão era uma pessoa real. Além disso, ao discutir Adão e Cristo como os dois chefes federais da raça humana, Paulo disse, “em Adão morremos – em Cristo somos feitos vivos”. Não se pode morrer num mito. Por dedução, se Adão é uma figura mítica, Cristo também o é.

Então Eva e sua associação com a serpente é igualmente tratada como um mito. Paulo diz que a serpente enganou Eva (2 Coríntios 11:3). Paulo considerava a tentadora de Eva não como um mito, mas como uma realidade severa e poderosa. Se nunca houve um demônio pessoal, então gostaríamos de saber quem está fazendo o trabalho que só um denizente do inferno poderia fazer. Ao instar à lealdade a Cristo, Paulo usa Eva para ilustrar a facilidade com que alguém é corrompido, e para ele ela foi uma figura histórica cujo registro deve ser tomado literalmente (ver 1 Timóteo 2:12-14). O tratamento mítico das figuras e eventos históricos do Antigo Testamento é uma evidência da terrível apostasia da nossa época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.