Jesus e Dízimo

p>Para não sermos demasiado críticos, Jesus não critica os fariseus por falharem em dar o dízimo. Eles foram super-atacantes no dízimo! O Antigo Testamento só pedia o dízimo em grãos, vinho novo, azeite e gado primogênito (Deuteronômio 14:23). Mas a lei judaica expandiu o dízimo para incluir plantas de jardim – endro, menta e cominho.

p>Pelos dízimos cuidadosos, os fariseus negligenciaram as “provisões mais pesadas da lei: justiça, misericórdia e fidelidade”. Eles graduaram-se em um menor, como nós diríamos hoje. A meticulosidade em dar não pode expiar a negligência da justiça, misericórdia e fidelidade.

Agora por algum humor. Jesus disse que eles esticaram um mosquito (inseto minúsculo) e engoliram um camelo (maior animal da Palestina). Segundo o Comentário de Peter Pett, o aramaico para mosquito é qamla e camelo é gamla-similar palavras sonoras. Este gracejo humorístico teria trazido risos no meio de uma conversa séria.

E hoje? Estará Jesus a exortar-nos a dar o dízimo?

Em Mateus 23,23-24 Jesus está a falar aos líderes judeus – não aos novos seguidores de Cristo. Ele disse,

“Estas são as coisas que você deveria ter feito sem negligenciar os outros” – referência explural a outras leis do Antigo Testamento. Ele espera que os judeus continuem a ser judeus fiéis – a seguir a sua fé histórica, e isso inclui o dízimo. Mas se trazemos o dízimo do Antigo Testamento para o novo pacto, que outras leis judaicas devemos trazer?

p>Do dízimo 40 vezes mencionado na Bíblia, 32 são do Antigo Testamento, incluindo Malaquias 3:8-10, “Traga todo o dízimo para o armazém….”p> O “armazém” de Malaquias é equiparado com a “casa da igreja” de hoje. Mas isso é um esticão. O armazém era originalmente um celeiro construído ao lado do templo durante o reinado de Ezequias 250 anos antes de Malaquias.

Líderes cristãos são livres para exortá-lo a dar dez por cento à igreja. Mas eles não são livres para usar Mateus 23 ou Malaquias como base.

Mas por favor não interprete mal – deixe-nos generosamente apoiar nossas igrejas locais onde nos ensinam a Palavra e onde nossos filhos são batizados! E como somos capazes, vamos dar mais de dez por cento para avançar o Reino.

Seja livre em sua doação. Sejam generosos. Mas não há fórmula.

P>Oração: Pai de todos, às vezes sinto que “tenho de dar o dízimo”. E às vezes (como o fariseu) sinto-me superior aos outros sobre a minha doação. Sou grato pelo ensinamento de Jesus sobre a liberdade na generosidade. Ajuda-me a tornar-me cada vez mais generoso. Amen!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.