Jesus o Grande Eu Sou

João 8:48-59

Introduction

“Eu Sou” foi o nome que Deus usou para identificar-se como Yahweh no Antigo Testamento e fala de Sua natureza pessoal eterna e Sua auto-suficiência. Deus é suficiente dentro de Si mesmo. Ele não tem que sair de Si mesmo para nada porque Ele é auto-existente e imutável. Quando Deus se revelou a Moisés como “Eu Sou”, isto estava na verdade apontando para a identificação de Jesus. Jesus diz em João 8:58 que, “antes de Abraão nascer, eu sou”. Nesta afirmação, Jesus se iguala a Deus.

p>Ele passa a compartilhar no livro de João as várias áreas em que Ele é o “Eu Sou”. Ele é o pão da vida (João 6:35), a provisão e o provedor da vida eterna e abundante. Ele é a luz do mundo (João 8:12), trazendo luz a um mundo escuro porque Sua presença lida com a questão do pecado. Jesus é a porta (João 10:9), a entrada para o Reino de Deus. Como o bom pastor (João 10:11, 14), Jesus conduz Seu povo e cuida de Seu rebanho. Jesus é a ressurreição e a vida (João 11:25), em que por causa de Jesus Cristo o homem não tem que morrer e ser separado de Deus para a eternidade. Porque Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6), Ele é o meio pelo qual entramos em relação com Deus, e Ele é o definidor final do que realmente é a realidade. Em João 15:1 e 15:5, nós vemos que Jesus é a verdadeira videira e provê sustento e alegria enquanto permanecemos nEle. Estas descrições de Jesus ilustram tanto Sua auto-suficiência quanto a esmagadora bênção que o crente recebe através de um relacionamento com o Salvador.

Jesus também é nosso protetor divino. Jesus, o grande “Eu Sou”, deu proteção a Moisés quando Ele o enviou diante do Faraó em Seu nome. Ele disse a Moisés para dizer ao Faraó que ele veio em nome do grande “Eu Sou” (Êxodo 3:13-15). Outro exemplo de Jesus como protetor é quando os guardas romanos tentaram prender Jesus no jardim e foram incapazes de fazê-lo: quando Ele se identificou, eles imediatamente recuaram (João 18:6). Jesus também é o nosso provedor. Por causa da auto-suficiência de Jesus e de todo o poder, como o “Eu Sou”, Ele é capaz de ser qualquer coisa que você precise que Ele seja. Jesus, o “Eu Sou”, é também o nosso prazer divino. Em João 8:56, Jesus disse: “Abraão viu o meu dia e ficou contente”. Mesmo no Antigo Testamento, quando Abraão se concentrou em Jesus Cristo, o pensamento de vir a redenção trouxe alegria. Da mesma forma, ao olharmos para Cristo e tudo o que Sua presença significa, podemos encontrar alegria no meio de qualquer desafio que enfrentemos (João 8:56). Quando vemos Jesus corretamente, isto nos dá uma visão maior de Deus e uma compreensão mais relevante de Jesus. Isto nos leva a descansar na suficiência de Cristo enquanto olhamos para Ele como nossa fonte para qualquer categoria de necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.