O Papa: O seu papel no catolicismo romano, Igreja Cristã

  1. Bíblico
  2. Desenvolvimento Democrático
  3. Governo da Igreja e Primado Papal
  4. Ensino Office

Para compreender o papel do Papa hoje,Examinemos primeiro os fundamentos bíblicos e o desenvolvimento histórico do ministério papal. A partir dessa base, poderemos explicar o papel do Papa no governo da Igreja e no seu ministério de ensino.

Bíblico

a. Os Doze Apóstolos:

No início da sua vida pública, Jesus Cristo escolheu doze homens como seus Apóstolos. Ele lhes deu a missão de toproclaim o Reino de Deus e de curar (Lc 9,2). Eles foram o fundamento da Sua Igreja

A Igreja é apostólica num triplo sentido: Ela foi construída e permanece sobre o fundamento dos Apóstolos (Ef 2,20; Atos 21,14) as testemunhas escolhidas e enviadas por Cristo;. Em segundo lugar, ela preserva e transmite o ensinamento dos Apóstolos e finalmente ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos Apóstolos, até o retorno de Cristo, através do ministério dos bispos, aqueles que sucederam aos Apóstolos em sua responsabilidade pastoral.

O papel dos Apóstolos como testemunhas da Ressurreição de Jesus e da fundação de Sua Igreja é único e não é transmitido. No entanto, Jesus prometeu estar com Sua Igreja até o fim dos tempos (Mt 28,20). A difusão do Evangelho até o fim dos tempos foi a missão divina confiada à Igreja. Para assegurar a transmissão fiel do testemunhoapostólico, os Apóstolos instituíram os sucessores. Tesesucessores, a ordem dos bispos, são a presença contínua do ministério pastoral dos Apóstolos na Igreja.

h4>b. Pedro:

Entre os Doze Apóstolos, Simão Pedro ocupa o primeiro lugar. Entre os discípulos de Cristo, a Pedro é dada a maior proeminência nos relatos das origens da Igreja no Novo Testamento, Jesus deu a Pedro uma missão única. Com base numa revelação de Deus a Pedro, Pedro proclamou que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Jesus então declarou que Simão era Pedro, a “Rocha”, e sobre esta pedra Jesus construiria Sua Igreja que prevaleceria sobre os poderes do Inferno (Mt 16,18). Pedro recebeu a permissão para guardar a integridade e pureza da fé em Jesus Cristo, e para fortalecer seus irmãos e irmãs nessa fé.

p>A autoridade conferida por Jesus a Pedro é conhecida como o “poder das chaves” (Mt. 16,19). O governo da Igreja – isto é, a autoridade para absolver pecados, para fazer julgamentos doutrinários e para tomar decisões disciplinares – foi dada aos Apóstolos ingeneral. Somente a Pedro foi dado o “poder das chaves”. Jesus também deu a Pedro um ministério pastoral específico – “alimentar as minhas ovelhas” (Jo 21,15-17). Assim, a Pedro foi dado um governo de igreja de responsabilidade única e no ministério pastoral.

Desenvolvimento dogmático

a. Bispos:

Jesus Cristo, ao chamar os Doze, gavethem a forma de um “colégio”, que é um grupo estável, e escolheu Pedro dentre eles como cabeça. Assim como Pedro e os outros Apóstolos formam, por iniciativa de Cristo, um colégio apostólico, também o Papa, como sucessor de Pedro e Bispo de Roma, e o outro Bispo forma um colégio episcopal. O ministério pastoral de Pedro e dos outros Apóstolos é continuado pelos bispos sob a primazia do Papa.

b. Papa:

Em virtude do seu amplo ministério – evidente no Novo Testamento e preservado na tradição – Pedro é considerado o bepastor da Igreja Universal. A história revela que o mais notável representante deste ministério de Pedro para a Igreja Universal tem sido o Bispo de Roma, a cidade cuja igreja foi fundada por Pedro e onde Pedro e Paulo estão enterrados. O Bispo de Roma tem, em virtude do seu papel de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, uma autoridade plena, suprema e universal. O Colégio dos Bispos, quando unido ao Papa, tem uma autoridade semelhante.

Governo da Igreja e Primazia Papal

O início da Igreja foi um acto único e criativo de Cristo. A Igreja foi e é ao mesmo tempo uma sociedade espiritual e visiblesa, uma comunhão de pessoas, que necessita de constante orientação para rasgar a sua missão. Assim, Cristo percebeu a necessidade que alguém deveria governar, ter uma primazia sobre a Sua Igreja, portanto, conferiu essa autoridade a Pedro. Como a Igreja devia perdurar no tempo até o retorno de Jesus, a autoridade ou o ofício conferido a Pedro necessariamente previa a sucessão. De facto, tem havido uma sucessão ininterrupta de discípulos de Pedro a Bento XV1, o 265º sucessor.

A primazia do Papa, o reconhecimento de que ele é o Pastor universal com plena autoridade sobre toda a Igreja, preserva a unicidade da Igreja por ser um sinal de unidade, e por ser um centro de comunicação, correcção e assistência na missão da Igreja. O primado do Papa é o serviço, o serviço da unidade.

Ofício de ensino

a. Natureza:

Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos Apóstolos, Jesus conferiu a Sua aparição na Sua própria infalibilidade. “É um dom do Espírito Santo que protege a Igreja do erro quando a Igreja define solenemente uma questão de fé ou moral.

Por um sentido sobrenatural da fé, o povo de Deus sob a liderança do Magistério vivo (o ofício de ensino dos bispos) se apega indefectivelmente à féapostólica. O ministério pastoral do Magistério é ordenado, portanto, para salvaguardar o Povo de Deus na verdade. Este ofício de ensinamento não está acima da palavra de Deus, mas serve-a.

b. A infalibilidade:

Para cumprir o ofício de ensinar do seu ministério pastoral, os Apóstolos e seus sucessores, os bispos, recebem um dom de infalibilidade em matéria de fé e moral. O Papa, à frente do Colégio Episcopal, goza deste dom da infalibilidade num sentido único. Como pastor e professor supremo de todos os fiéis, e encarregado da responsabilidade de confirmar os seus irmãos e irmãs na fé, o Papa pode proclamar como definitivo um ponto de doutrina que toca a fé e a moral.

Quando a Igreja, pelo seu Magistério, propõe algo para ser acreditado como sendo revelado por Deus em Jesus Cristo, um católico é obrigado a aderir à definição com a obediência offaith. Quando o Magistério propõe algo não de forma adepta, mas para ajudar os fiéis a compreender melhor a Revelação de Deus, um católico é obrigado a dar a esse ensino o consentimento religioso de seu espírito.

É, portanto, o papel do Papa, como foi o de Pedro, de guiar a comunidade dos fiéis de Cristo, de protegê-los na verdade e de confirmar seus irmãos e irmãs na fé possível em Jesus Cristo.

r. Kevin Beach

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.