O que é o cristianismo progressivo?

O que é o Cristianismo Progressivo? O Dr. Michael Kruger compartilha algumas das características do cristianismo progressivo e como ele distorce o evangelho.

Há alguns anos atrás, J. Gresham Machen do Seminário Teológico de Westminster escreveu um livro muito conhecido que se tornou famoso ao longo dos anos chamado Cristianismo e Liberalismo. Esse é realmente um livro que precisa ser lido mais e mais hoje porque o que Machen argumentou em seu livro é que em seu período de tempo, havia uma versão do cristianismo, um tipo de cristianismo que se apresentava como uma opção real para o que acreditar. Mas quando você realmente olhou para as crenças centrais dentro dele, não era realmente o Cristianismo de forma alguma. Na verdade, era apenas uma versão diferente da fé no seu todo. Na verdade, Machen escreveu todo esse livro para tentar alertar as pessoas contra essa versão da fé.

Nos tempos modernos, há algo muito semelhante ainda acontecendo, e podemos não chamá-lo de cristianismo liberal hoje, embora haja um sentido em que isso seja verdade, mas realmente o termo agora é cristianismo progressivo. É uma versão do cristianismo que se vende como uma opção válida para os cristãos que na superfície se parece muito com a cosmovisão cristã e pode parecer aos olhos de muitas pessoas ser mais aceitável, mais agradável, uma versão realmente mais palatável da fé. Mas novamente, como na época de Machen, quando você realmente se aborrece, você percebe que há alguns problemas realmente sérios lá. Então uma das perguntas mais comuns é: como identificar esse cristianismo progressivo, quando ele se parece tanto com o verdadeiro cristianismo? Bem, apenas algumas dicas para você.

Cristianismo progressivo tem uma visão baixa de Cristo

Uma das marcas do Cristianismo progressivo é a maneira como eles vêem Jesus. A visão ortodoxa de Jesus, é claro, é que ele é o Filho divino de Deus e digno da nossa adoração e digno da nossa adoração e de ser louvado como Deus. Mas, é claro, não é nisso que os cristãos progressistas acreditam. Eles acreditam que Jesus não é tanto o Filho divino de Deus, mas apenas um exemplo moral a ser seguido por nós. Jesus é mais um irmão grande que estabelece um padrão que nós seguimos em suas pegadas. Isso é parcialmente verdade, é claro, nós seguimos o exemplo de Jesus, mas os cristãos progressistas fazem disso a coisa principal. Jesus é apenas uma imagem do que podemos ser e do que podemos fazer e o seu ponto principal é apenas dar um exemplo para nós. A descida de Jesus é a primeira marca do cristianismo progressivo.

O cristianismo progressivo está focado no moralismo, não na salvação

O objectivo mais alto da vida cristã para o cristianismo progressivo é que só se tem de ser uma boa pessoa. Se você não tem nenhum tipo de senso de Jesus como alguém a ser adorado, então ele é apenas alguém a ser emulado, então o objetivo mais alto da vida cristã para o cristianismo progressivo é que você apenas tem que ser uma boa pessoa. Você deve apenas seguir certas regras. Você deve ser gentil com o seu próximo. Você não é realmente deixado com o evangelho da salvação; você é deixado com um código moral, e isso realmente o reduz a uma espécie de religião moralista.

Cristianismo Progressivo Abaixa Nossa Queda

A terceira marca está bem perto disso também, que é, se você acha que pode ser uma boa pessoa, você deve ter uma visão muito baixa do pecado, que é outra coisa que o cristianismo progressivo tem. É essa idéia de que as pessoas não são realmente tão caídas e não são tão ruins assim, não há realmente nada que nos marque, que todos nós somos boas pessoas no centro e, portanto, realmente temos uma oportunidade de ser ainda melhor. Você vai descobrir que nos círculos cristãos progressistas, há uma minimização da palavra pecado; certamente não há interesse em falar sobre a ira de Deus sobre o pecado. Deus não é retratado como perturbado ou chateado com o pecado. Estas são as marcas clássicas do cristianismo progressivo.

É isso que é realmente triste no cristianismo progressivo. No final das contas, não é realmente uma boa notícia. Agora, quando você embrulha tudo isso, você fica com algo que não é realmente o Cristianismo no final. Se você não tem um Jesus divino e se você reduz tudo a moralismo e não há queda ou pecado real, então a cruz não é realmente nada que o salve. Quando você olha para a cruz, é apenas um bom exemplo de uma boa pessoa. Não é realmente uma boa notícia. Isso é o que é realmente triste no cristianismo progressivo. No final das contas, não é realmente uma boa notícia. É realmente que tudo depende de ti. Se tudo depende de nós, isso são más notícias. But of course, the real gospel is good news that it’s all done and completed in the great and finished work of Christ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.