O que é o livro mais antigo da Bíblia?

Os livros da Bíblia foram escritos ao longo de um período de milhares de anos. O Antigo Testamento foi escrito centenas, se não milhares, de anos antes do nascimento de Cristo. O Novo Testamento foi completado aproximadamente um século após a morte de Cristo. Entre estas datas, as dezenas de livros da Bíblia foram escritos, editados e compilados. A ordem em que esses livros foram colocados na Bíblia, no entanto, nem sempre foi baseada em sua idade. Os livros mais antigos são colados entre obras que foram escritas séculos depois, e peças mais novas podem vir antes dos livros mais antigos. Obviamente, a Bíblia não está disposta em ordem cronológica, mas como seria a Bíblia se estivesse? O que seria no fim do Bom Livro? Naquela Bíblia cronológica, o que viria primeiro? Qual é o livro mais antigo da Bíblia?

O livro mais antigo da Bíblia é, sem surpresas, encontrado no Antigo Testamento. A maioria dos cristãos provavelmente previria que Gênesis era o livro mais antigo da Bíblia, dado que ele detalha a criação do mundo. Se isso não fosse exato, então eles provavelmente sugeririam Êxodo ou talvez teorizariam que Salmos ou Provérbios foram os primeiros a passar de uma tradição oral para uma tradição escrita. Todas essas predições, no entanto, seriam incorretas. O livro mais antigo da Bíblia está no meio do Antigo Testamento. É o Livro de Jó.
O Livro de Jó é um dos livros menos lidos da Bíblia, apesar de ser referenciado repetidamente ao longo da Escritura. Ao contrário do resto da Bíblia, Jó é escrito não como prosa ou poesia, mas como um drama. No livro, um anjo na corte de Deus, em algumas traduções é Satanás, desafia a Deus que Jó é piedoso porque ele tem uma vida boa e confortável. Deus declara que Jó não desistirá de sua fé e amaldiçoará a Deus apesar das coisas terríveis que lhe acontecem. Deus aceita a aposta, e Jó sofre todo tipo de tragédia, mas ainda se apega à sua fé. Deus ganha a aposta, restaura o que Jó perdeu e o abençoa ainda mais.

O Livro de Jó é estimado como tendo sido escrito no tempo dos Patriarcas, entre 1900 e 1700 B.C. O livro trata de temas similares como a obra babilônica “Ludlul-Bel-Nimeqi” e é às vezes considerado como tendo sido baseado na obra babilônica, mas temas similares não são suficientes para afirmar que uma obra é uma derivada da outra. As pessoas têm questionado porque é que o sofrimento ocorre há quase tanto tempo quanto a humanidade existe. Como é, Jó e “Ludlul-Bel-Nimeqi” têm finais muito diferentes das histórias de seus protagonistas e são escritos em estilos diferentes. Jó é um drama enquanto “Ludlul-Bel-Nimeqi” é um monólogo. Na verdade, o tema encontrado nas duas obras é suficientemente comum para que “Ludlul-Bel-Nimeqi” possa ser comparado quase tão intimamente com Eclesiastes ou Lamentações como Jó.
Embora os temas encontrados em Jó sejam comuns em todo o mundo antigo, a linguagem não o é. Jó é escrito em uma forma de hebraico que é ainda mais antigo do que o hebraico antigo que compõe a maior parte do Antigo Testamento. Na verdade, a língua usada em Jó não é nem mesmo geralmente referida como hebraico antigo. Em vez disso, é chamado de “paleo-hebraico”. O livro também contém expressões siríacas e árabes que apontam para um período de tempo entre 1900 e 1700 a.C. quando as tribos Shemitic ainda não tinham se separado em falar dialetos separados siríacos, hebraicos e árabes. Ao invés disso, eles ainda compartilhavam uma língua comum.
A língua em que Jó foi escrito não é a única pista para a sua idade. Além de usar uma língua que difere do hebraico usado em outros manuscritos do Antigo Testamento, Jó também menciona várias criaturas e condições que são desconhecidas hoje em dia. As frases podem se referir a animais que se extinguiram ou, mais provavelmente, foram chamados por um nome diferente em livros posteriores da Bíblia. São esses nomes atualmente não identificáveis e intraduzíveis que levaram alguns tradutores de Jó a traduzir os animais como criaturas mais tradicionalmente míticas, como os unicórnios. idade do livro de Jó também pode ser encontrada no que está visivelmente ausente no livro. Não há menções ao pacto, à Lei de Moisés ou ao sacerdócio. Não há sequer menções do povo israelita ou da Terra Prometida. Ao invés disso, Jó oferece sacrifícios a si mesmo por seus filhos sem o uso do sacerdócio, templo ou altar consagrado. Sua riqueza é medida pelo tamanho de seu rebanho e pela quantidade de “qesiytah”, moedas de prata únicas que ele possui. Tanto os rebanhos quanto a prata eram usados como sistemas antigos de dinheiro entre 1900 e 1700 a.C. Os nomes dos filhos de Jó também eram incomuns em períodos posteriores, mas eram comuns antes e durante o tempo dos patriarcas.
Exatamente quando o livro de Jó foi escrito permanece algo de um mistério, mas não há dúvida de que é o livro mais antigo da Bíblia. Enquanto os primeiros capítulos de Gênesis cobrem eventos que aconteceram antes de Jó, os relatos escritos reais desses eventos só foram registrados depois que o livro de Jó já tinha sido composto. Na verdade, Jó é mais de 400 anos mais velho do que Gênesis. Isto significa que Jó não é apenas o único drama da Bíblia, mas também o livro mais antigo de longe e ainda mais fascinante para ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.