Quem é Alá? Entendendo Deus no Islã

De acordo com a declaração islâmica de testemunha, ou shahada, “Não há outro deus além de Alá”. Os muçulmanos acreditam que ele criou o mundo em seis dias e enviou profetas como Noé, Abraão, Moisés, Davi, Jesus, e por último Muhammad, que chamou o povo para adorar somente a ele, rejeitando a idolatria e o politeísmo.

A palavra islam, que significa submissão, não era no início o nome de uma religião fundada por Muhammad. Referia-se, antes, à religião original de toda a humanidade – e até do próprio universo que, como nós, foi criado para servir a Deus.

Profetas anteriores e seus seguidores eram todos muçulmanos (submissos a Alá), embora os muçulmanos tendam a confundir os significados gerais e específicos das palavras Islã e Muçulmano.

Alguns profetas receberam escrituras de Alá, notadamente a Torá de Moisés, os Salmos de Davi, e o Evangelho de Jesus. Suas mensagens e livros, no entanto, se corromperam ou se perderam.

Miraculosamente, o Alcorão (“recitação”) revelado a Maomé – a própria palavra de Deus – não sofrerá este destino, por isso não há necessidade de mais profetas ou revelações.

Os nomes e o caráter de Deus

O Alcorão refere-se a Deus como o Senhor dos Mundos. Ao contrário do Javé bíblico (às vezes mal lido como Jeová), ele não tem nome pessoal, e seus tradicionais 99 nomes são realmente epítetos.

Estes incluem o Criador, o Rei, o Todo-Poderoso, e o Todo-Seer. Dois títulos importantes de Alá ocorrem em uma frase que tipicamente prefacia textos: Bismillah, al-Rahman, al-Rahim (Em nome de Deus, o Compassivo, o Misericordioso).

Alá é também o Mestre do Dia do Juízo, quando os bons, especialmente os fiéis, serão enviados à sua recompensa celeste, e os ímpios, especialmente os incrédulos, serão enviados ao fogo do inferno. Os muçulmanos afirmam rejeitar as descrições antropomórficas de Alá, mas o Alcorão descreve-o como falando, sentado num trono, e tendo um rosto, olhos e mãos.

Nada pode acontecer a menos que seja causada ou, pelo menos, permitida por Alá, por isso, ao fazer planos de qualquer tipo, os muçulmanos tipicamente dizem em sha’ allah (se Deus quiser).

Se as coisas correrem bem, diz-se ‘ma sha’ allah (Tudo o que Deus quiser), mas em qualquer caso pode-se dizer al-hamdu li-llah (Graças a Alá). Em suas orações e em outras ocasiões (incluindo batalhas e protestos de rua), os muçulmanos declaram que Alá é o maior de todos (Allahu akbar).

Alá e o deus da Bíblia

Alá é geralmente pensado para significar “o deus” (al-ilah) em árabe e é provavelmente cognato com, em vez de derivado do Alaha aramaico. Todos os muçulmanos e a maioria dos cristãos reconhecem que acreditam no mesmo deus mesmo que seus entendimentos sejam diferentes.

Cristãos de língua árabe chamam Deus de Alá, e bíblias de Gideão, citando João 3:16 em línguas diferentes, afirmam que Alá enviou seu filho ao mundo.

Endereçando cristãos e judeus, o Alcorão declara: “Nosso deus e teu deus são um” (29:46). Os nomes Alá e al-Rahman foram evidentemente usados por judeus e cristãos pré-islâmicos para Deus, e o Alcorão (5:17-18) até mesmo critica os cristãos por identificarem Alá com Cristo e ambos judeus e cristãos por se chamarem filhos de Alá.

Alá não é uma trindade de três pessoas e não tem nenhum filho que tenha sido encarnado (feito carne) como um homem. Alguns cristãos negam, portanto, que Deus é a divindade que eles reconhecem. No entanto, eles parecem certos de que os judeus adoram o mesmo deus, apesar de igualmente rejeitarem a trindade e a encarnação.

Aclamando que o deus do Alcorão e o deus da Bíblia são seres diferentes é como argumentar que o Jesus do Novo Testamento e o Jesus do Alcorão (que não é divino e não foi crucificado) são indivíduos históricos diferentes. Alguns responderão que enquanto há interpretações concorrentes do único Jesus, Deus e Deus têm origens diferentes.

Politeísmo origens

Indeed, Alá foi reconhecido principalmente pelos politeístas antes da revelação do Alcorão. O próprio pai de Maomé, que morreu antes do nascimento do Profeta, foi chamado Abdullah (Servo de Deus).

Mas o argumento de que Alá não pode ser Deus porque ele era originalmente parte de um sistema religioso politeísta ignora as origens do monoteísmo judaico (e seus derivados cristãos e islâmicos).

Escritores bíblicos identificaram o deus elevado cananeu El com o seu próprio deus, embora ele originalmente presidisse a um grande panteão. A forma plural elohim intimamente relacionada é usada mais frequentemente na Bíblia, mas ambas derivam da mesma raiz semítica de Alá.

El e elohim, os teos do Novo Testamento (daí a teologia), o deus latino (daí o deísmo), e o deus pré-cristão, germânico, todos podem se referir tanto ao deus judaico-cristão quanto a outros seres sobrenaturais.

Então os entendimentos judeu, cristão e islâmico da divindade se originaram em contextos politeístas. Assim como os judeus e cristãos tradicionais, porém, os muçulmanos acreditam que a religião dos primeiros humanos, Adão e Eva, era monoteísta. Por ter sido corrompida em politeísmo, Deus enviou profetas que todos ensinaram que existe apenas um deus.

Islão tomou o lugar do judaísmo a noção de que Abraão em particular foi aquele que (re)descobriu o monoteísmo e rejeitou a idolatria. Assim Muhammad procurou restaurar o monoteísmo autêntico de Abraão, do qual até judeus e cristãos supostamente se desviaram.

Deuses como construções humanas

Se ele viveu, o que é duvidoso, Abraão presumivelmente floresceu no início do segundo milênio a.C. Historiadores e arqueólogos críticos, no entanto, argumentam que o monoteísmo israelita só se desenvolveu na época do exílio babilônico – bem mais de mil anos depois.

A razão pela qual existem diferentes concepções de Deus e de deuses certamente não é que os humanos se desviaram culposamente de uma revelação original. Pelo contrário, estas crenças são construções e reconstruções humanas que reflectem as nossas próprias racionalizações, esperanças, medos e aspirações.

Estas últimas incluem tentativas de grupos particulares de pessoas para defender a sua identidade ou mesmo afirmar a sua hegemonia sobre os outros com base no facto de terem sido singularmente favorecidas por Deus com autêntica revelação.

Parece ser por isso que alguns cristãos negam que Alá é apenas mais um nome para Deus. Também explica os esforços muçulmanos da Malásia para impedir que os cristãos se refiram a Deus como Alá por medo de que a legitimação da compreensão cristã de Alá ameace o domínio islâmico em seu país.

br> Este artigo é parte da série A Religião + Mitologia do The Conversation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.