Questões sobre a Fé Católica

Como é que tudo se encaixa?

br> 17 de Junho de 2016
p>Criando católico aprendi uma boa quantidade de “informação” ao longo dos anos sobre a Fé. O único problema era que toda essa “informação” não me parecia relacionada e, portanto, não fazia sentido para mim. O que eu aprendi em uma homilia ou li em um livro, ou mesmo falei com a família e amigos nunca me aprofundou no meu relacionamento com Jesus Cristo, francamente porque era muito difícil tentar lembrar os fatos aparentemente desconexos. O coração do problema era que eu não sabia o fundamento de tudo o que acreditamos.
Quando ouvi alguém contar A História da Bíblia em apenas alguns minutos, eu disse para mim mesmo: “Agora eu entendi! Tive esta imagem engraçada de um varal. Os pontos principais de A História estavam no varal e qualquer coisa que eu aprendesse agora poderia ser “apegada” no lugar certo. Tudo alinhado em uma ordem que fazia sentido e agora eu entendia a grande imagem de quem Deus é; o que Ele quer; quem eu sou e como eu quero responder a Ele.
Então aqui está o “varal”. O ponto principal de A História é que Deus te ama e quer estar unido a ti.
A TRINITY BLESSED
Existe apenas um Deus, mas em Deus há três Pessoas: Pai, Filho, e Espírito Santo. Nós chamamos as três Pessoas em um só Deus, a Santíssima Trindade. Deus é amor total, que se dá a si mesmo e deseja compartilhar Seu amor com você em uma profunda amizade pessoal.
Deus cria o homem e a mulher por amor.
Deus cria Adão e Eva para estarem unidos a Ele em uma relação de amor. Deus habita dentro da alma de Adão e Eva. Nós chamamos esta graça – uma participação na vida de Deus.
Adam e Eva desobedecem a Deus, separando-se Dele.
Pelo pecado original, Adão e Eva separam-se de Deus. Eles perdem o dom da graça que Deus lhes havia dado. Eles não estão mais unidos a Deus em um relacionamento de amor. Não há nada que Adão e Eva, ou você e eu, possamos fazer por nós mesmos para resolver o problema do Pecado Original, que causa a separação de Deus.
Deus ainda ama Adão e Eva mesmo que tenham pecado. Deus promete um Redentor.
Jesus, nosso Redentor, não vem imediatamente porque Deus quer que Seu povo veja e entenda que eles não podem amá-Lo, a si mesmos ou aos outros sem Sua ajuda Divina – Seu dom de graça.
Deus dá a Moisés os Dez Mandamentos.
Estes Mandamentos são Leis de Amor para que saibamos viver para ficar perto de Deus, para viver uma vida de alegria interior e de paz. No entanto, por mais que tentem, o povo escolhido por Deus continua desobedecendo-O, escolhendo contra o Seu Amor – rejeitando as Suas Leis dadas para protegê-los, e a nós, de uma vida de vazio e miséria. Antes da vinda de Jesus, o povo é incapaz de ser fiel a Deus porque não tem dentro de si o Seu dom de graça – a Sua Vida Divina.
Deus cumpriu a Sua Promessa. O Salvador nasce num estábulo.
Jesus vem para estar entre nós e escolhe estas humildes circunstâncias para que saibamos que Ele é o Salvador de cada pessoa, tanto rica como pobre.
A partir dos 33 anos, Jesus começa Seu ministério público, escolhendo 12 Apóstolos, dando-lhes Seus ensinamentos, estabelecendo uma Igreja, e instituindo sete Sacramentos. Os Sacramentos são o meio pelo qual recebemos o dom da graça de Deus, Sua vida divina dentro de nós. Isto mostra o quanto Deus nos ama, pois Ele quer estar tão perto de nós. Ele quer habitar dentro de nós! Deus o Filho se fez homem para nos reunir com Deus numa relação de amor através de Sua graça recebida nos Sacramentos.
Jesus sofre muito e morre na cruz
Jesus morre por amor a nós para que nossos pecados possam ser perdoados e possamos nos reunir com a Santíssima Trindade numa relação de amor através da graça.
Jesus ressuscita dos mortos ao terceiro dia.
Por meio da Sua ressurreição dos mortos, Jesus vence Satanás, o pecado e a morte.
O Espírito Santo no Pentecostes
Jesus envia a Deus o Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos para os capacitar a manifestar publicamente a Igreja Católica: eles saem para ensinar, pregar e baptizar, assim como para celebrar os outros seis Sacramentos. No Sacramento do Baptismo, a Pessoa do Espírito Santo na Igreja restitui ao baptizado a graça de Deus perdida pelo pecado, reunindo-nos numa relação de amor com a Santíssima Trindade.
A História da Família de Deus
Deus deseja que o conheçamos através de uma profunda amizade pessoal. Ele quer que estejamos tão próximos d’Ele, tão unidos a Ele, que nos permita recebê-Lo nos Sacramentos, através da única Igreja que Jesus estabeleceu.
A nossa resposta
Como devemos responder a A História? Graças a Deus, pelo Seu amor pessoal por ti. Peça a Deus que o ajude a conhecê-lo pessoalmente através da Pessoa de Jesus Cristo. Fale frequentemente com Deus, como faz com qualquer amigo, sobre tudo o que acontece na sua vida, por mais pequeno que seja.
Ann Lankford
Director para a Catequese e Evangelização

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.