St. Genesius

Criação e Redenção são parte de uma grande obra-prima de amor iniciada por Deus, o Artista Divino. Ele criou o mundo por amor, no amor e por amor. Todos os que habitam sobre ele podem tornar-se uma manifestação da Sua Beleza – respondendo aos Seus convites de graça.

p>Existe uma ligação integral entre a beleza e a vocação cristã para manifestar a presença do Deus vivo neste mundo. O Belo é um caminho para encontrar o Deus que é sua fonte e seu cume.

Ser plenamente cristão é ser plenamente humano, e plenamente vivo. Somos pincéis na mão de Deus Artista Divino, e através de nós Ele pretende manifestar a sua beleza.

Na “Carta aos Artistas” de São João Paulo ele se referiu a todos os artistas como “Imagens do Criador”. Ele escreveu, “para comunicar a mensagem que lhe foi confiada por Cristo, a Igreja precisa de arte. A arte deve tornar perceptível, e tanto quanto possível atraente, o mundo do espírito, do invisível, de Deus”

O falecido Papa explicou: “A beleza é uma chave para o mistério e um chamado à transcendência”. É um convite a saborear a vida e a sonhar com o futuro”. É por isso que a beleza das coisas criadas nunca pode satisfazer plenamente”. Ela desperta aquela nostalgia oculta de Deus, que um amante da beleza como Santo Agostinho poderia expressar em termos incomparáveis: “Tarde te amei, beleza tão velha e tão nova: tarde te amei!” (João Paulo II)

Ele chamou os artistas cristãos para criar “epifanias de beleza” e encorajou o florescimento de todas as artes em uma grande renovação da humanidade para o nosso tempo. Sua carta começou com estas palavras do Livro do Gênesis: “Deus viu tudo o que tinha feito, e foi muito bom (Gênesis 1:31)”. E ainda é. Entre os artistas estão incluídos atores e dramaturgos.

Nos primeiros anos do primeiro milênio cristão, o teatro foi rebaixado e desumano porque a cultura humana havia se tornado rebaixada. Mesmo que os cristãos desejassem participar da cultura, muitas vezes evitavam o teatro por causa disso.

Essa é uma das razões pelas quais a história do ator e mártir chamado St. Genesius é tão única e inspiradora.

É também muito oportuna.

Vivemos em uma época em que o teatro está novamente se degradando. À medida que a nossa cultura se afasta de Deus, ela está perdendo a compreensão da dignidade da pessoa humana. Quando uma cultura rejeita Deus, ela rejeita a beleza.

Por isso precisamos de artistas cristãos contemporâneos para criar novas “epifanias de beleza” para uma nova era missionária. A história de St. Genesius precisa ser contada de novo nesta hora. O testemunho do seu martírio, juntamente com a sua intercessão, pode ajudar a inspirar novos dramaturgos, atores e artistas cristãos.

O que sabemos sobre São Gênesis vem de uma antiga tradição cristã que foi afirmada num documento do século VII chamado Atos dos Mártires que conta a sua história.

Durante a brutal perseguição dos cristãos sob o malvado imperador Diocleciano nos séculos III e IV, um homem pagão chamado Genesius escreveu uma peça zombando do cristianismo.

O imperador Diocleciano viajou para Roma no ano 303 para celebrar vinte anos como imperador. Genesius sabia do ódio dos imperadores pelo cristianismo e pensava que podia avançar escrevendo e actuando numa peça que zombava da fé cristã que Diocleciano estava inclinado a destruir.

A tradição cristã diz-nos que Genesius decidiu que a melhor maneira de aprender esta maneira cristã para escrever uma peça tão satírica e actuar nela, era enganar os membros da comunidade cristã para que acreditassem que ele queria entrar no catecumenato e preparar-se para o baptismo.

Ele foi bem sucedido. Eles o aceitaram no catecumenato.

Foi durante os meses de instrução na preparação para o Batismo que Genesius decidiu fazer com que o cristão afirmasse que o Batismo lavou o pecado e trouxe o batizado para uma nova vida em Jesus Cristo o sujeito de sua peça.

Ele planejou zombar da reivindicação no palco, na frente de Diocleciano! No entanto, durante o período de instrução no Caminho Cristão, ele se viu cada vez mais atraído pelo Salvador que os cristãos proclamaram e entraram em conflito.

Ele finalmente deixou o catecumenato e rejeitou as alegações do Cristianismo.

Ele então decidiu prosseguir com seu plano blasfemo de escrever uma peça de teatro que era uma paródia do Cristianismo e executá-la na frente do Imperador. Ele queria curry favor com este imperador malvado e realçar sua posição no império.

Quando chegou a hora da apresentação da peça, antes do imperador, Genesius apareceu no palco, interpretando um homem doente acamado que gritou para ser batizado. Um ator interpretando um padre cristão veio para batizar o enfermo. Toda a peça era para zombar do Salvador Jesus Cristo e do estilo de vida cristão.

Mas, o Senhor tinha outros planos.

Como o ator interpretando o padre cristão derramou água sobre a cabeça do Genesius, a graça de Deus caiu sobre ele. Ele encontrou Jesus Cristo Ressuscitado e viu a verdade da fé cristã. Segundo os Atos, Genesius começou a dar testemunho de Jesus Cristo diante de todos os que estavam assistindo e afirmando a fé cristã. Ele ousadamente chamou Diocleciano para dar sua vida a Jesus Cristo com estas palavras:

Vim aqui hoje para agradar a um imperador terreno, mas o que eu fiz foi para agradar a um rei celestial. Vim aqui para vos dar riso, mas o que tenho feito é dar alegria a Deus e aos seus anjos. A partir deste momento, acredite em mim, nunca mais vou troçar destes grandes mistérios. Agora sei que o Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Deus, a Luz, a Verdade e a Misericórdia de todos aqueles que receberam o seu dom do batismo. Ó grande Imperador, creia nestes mistérios! Eu te ensinarei, e saberás que o Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Deus”

Diocleciano ficou enfurecido. Ele teve este cristão santo, recém batizado, torturado e decapitado quando se recusou a renunciar à sua fé em Jesus Cristo, o Senhor. Genesius is the Patron Saint of Actors. St. Genesius, pray for us!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.