Subscrição

Palavras bíblicas

Testamento Antigo: As principais palavras hebraicas para chuva são matar e gesticular. Havia duas partes da estação chuvosa, assim a chuva precoce (outono) recebe seu próprio nome, yoreh, assim como a chuva tardia (primavera), chamada malqosh. Termos menos usados descrevem variedades de chuva, como chuvas suaves versus chuvas fortes.

Novo Testamento: As palavras para chuva são broche (pronuncia-se broh-khey) e huetos.

Importância

O mundo do Antigo Testamento era principalmente agrícola; no entanto, a área geográfica em que muitas histórias bíblicas acontecem tende para a seca, mesmo a seca. Portanto, a chuva era o sangue vital do sustento. A chuva precoce começou o crescimento da cultura; a chuva tardia trouxe esse crescimento à fruição.

Referências Bíblicas

A Bíblia tem muito a dizer sobre “chuva” e termos relacionados.

Referências positivas

As referências positivas primárias à chuva apontam para uma das principais bênçãos que Deus prometeu conceder, primeiro, como uma bênção condicional para a obediência, mas também como parte da “graça comum” de Deus. Mas há numerosas outras referências à chuva.

  • Em Levítico 26:4, Deus promete se Israel O obedecerá: “Então vos darei chuva na sua estação, a terra produzirá os seus frutos, e as árvores do campo darão os seus frutos.”
  • Êxodo 16:4 diz como Deus “chove” maná do céu para prover Israel no deserto, usando a mesma palavra é a que descreve a chuva regular.
  • O ensinamento de Moisés, como lhe foi dado por Deus, é comparado com a chuva que dá vida em Deuteronómio 32:2: “Deixa o meu ensino cair como a chuva, a minha fala destilar como o orvalho”.
  • Em Provérbios 16:15, o favor de um governante humano, um rei, é comparado à chuva. Em Salmo 147:8, a chuva demonstra o poder criativo e sustentador de Deus.

  • Isaías 45:8 compara salvação e justiça à chuva.
  • Oséias 6:3 compara o conhecimento de Deus e da Sua presença pessoal à chuva.
  • Em Zacarias 14.17, Deus promete chuva em troca das nações oferecendo sua adoração a Ele em Jerusalém na Festa de Tabernáculos.
  • li> Em Mateus 5.45 e Atos 14.17 vemos que a chuva não é apenas uma bênção do pacto de obediência; Deus graciosamente envia Sua chuva para todos.li>No cenário da Festa de Tabernáculos em João 7, o último dia da festa incluiu um magnífico “show de água” no Templo. Esta cerimônia dramática foi uma oração que funcionou como um desfile, reconhecendo o dom da chuva de Deus, e pedindo a Ele para continuar a enviar as chuvas. Jesus aproveitou a ocasião para se conectar com essa esperança de chuva, como Ele declarou no v. 38: “Aquele que crê em Mim, como diz a Escritura, do seu coração correrão rios de água viva”. João explica que Ele falou do Espírito Santo, que certamente nos traz vida e bênção enquanto permitimos que Ele nos preencha.li> Em Atos 14:15-17, Paulo usa a universalidade da chuva como um meio de proclamar a realidade do verdadeiro Deus ao povo de Listra.

Referências negativas

As referências negativas primárias à chuva são o reverso das referências positivas primárias: julgamento por desobediência. Mas como as referências positivas, existem várias nuances.

  • Gênesis 7:4 fala da inundação de Noé como um meio de julgamento: “Porque depois de mais sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e destruirei da face da terra todos os seres vivos que fiz.”
  • Deut. 11:17 e 1 Reis 8:35 mostram que Deus reterá a chuva de Israel pela sua desobediência ao pacto.
  • O Senhor “chove” no julgamento assim como bênção: enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra (Gn. 19:24); saraiva sobre o Egito (Ex. 9:23); brasas sobre os ímpios (Sl. 11:6).
  • Provérbios 25:14 compara falsas promessas ou vanglórias vazias sobre ser generoso para as nuvens sem chuva. Judas 12 faz um comentário semelhante sobre mestres antiéticos que parecem prometer vida mas, como nuvens sem chuva, são meramente fantasmas cheios de promessas vazias.
  • Zacarias 14.17 registra a advertência de Deus de que Ele reterá a chuva das nações que falham em oferecer adoração a Ele em Jerusalém na Festa do Tabernáculo.
  • Em contraste com Deus, os ídolos não podem produzir chuva (Jr. 14.22).
  • Representa as dificuldades da vida em Mat.7:27, que pode ser navegada seguindo os ensinamentos de Jesus.

Aplicação

Sem chuva a vida é mera existência, uma luta para sobreviver, tanto física como, por extensão, espiritualmente.

Precisamos lembrar o contexto agrícola e árido no qual a Bíblia foi dada, a fim de apreciar o poder das imagens da chuva. Quando o fazemos, mesmo aqueles de nós que têm uma abundância de água e vivem numa sociedade industrial e não agrícola podem facilmente ver estas aplicações:

  1. Obediência a Deus produz bênção em nossas vidas; desobediência produz o oposto.
    Porque a promessa condicional da chuva como bênção foi dada a determinadas pessoas em um determinado lugar,1 não podemos esperar a chuva literal como uma troca automática por obedecer a Deus. Mas podemos esperar que a obediência traga bênçãos espirituais, refresco e crescimento.
  2. li>A espera das bênçãos de Deus, incluindo o retorno de Jesus, é uma oportunidade para exercer paciência (Tiago 5:7) e oração (Tiago 5:18); ambos os versículos usam imagens da chuva.li>Na Sua graça comum, Deus também abençoa toda a raça humana com Sua bondade, incluindo a chuva. Deus está continuamente dando presentes de sustentação para aqueles que O honram, assim como para aqueles que não o honram. Nós podemos apontar para isso ao compartilharmos nossa fé.li>A Palavra de Deus é comparada à chuva porque ela é dadora de vida. Se nós a negligenciarmos, temos a certeza de experimentar uma seca espiritual. Nós, que temos livre acesso às Escrituras, temos todos os motivos para apreciar e aproveitar esta bênção. E assim como oramos por chuva literal para áreas afetadas pela seca, ou apoiamos várias agências que cavam poços, etc., podemos orar e apoiar esforços para levar a Palavra de Deus àqueles que estão espiritualmente secos e sedentos.

  3. Podemos ser gratos por bons professores, e até mesmo governantes políticos que fazem o que é certo, como a Bíblia diz que eles também são como chuva. Eles são bênçãos de Deus para melhorar nossas vidas e prover o que precisamos para sobreviver e florescer.
  4. li>A ameaça de chuva indesejada, uma metáfora para as tempestades da vida, pode nos ajudar a examinar nosso fundamento espiritual. Yeshua é a nossa rocha sólida, mas de vez em quando podemos precisar resistir a uma tempestade para ter certeza de que construímos nossas vidas sobre Ele.

  5. Um “projeto de pensamento” para um dia chuvoso pode ser observar e ouvir a chuva e meditar sobre algumas das Escrituras que comparam a justiça, a presença de Deus e a salvação2 à chuva. Um dia chuvoso também poderia ser um bom momento para refletir sobre a cena em João 7, com sua oração agida pela chuva e as palavras de Jesus para o povo. Como você pode orar pela salvação de Deus para os outros e bênção para si mesmo? Você pode agradecer a Deus por Seu dom do Espírito Santo? Como você já experimentou a água viva que Jesus prometeu?

Endnotes

1. Exceto a promessa para “as nações”, que é uma profecia apocalíptica do fim dos tempos.

2. A comparação entre chuva e salvação é diferente da promessa de chuva para obediência, pois não há nada que possamos fazer para ganhar a bênção da salvação, e é diferente da graça comum, pois a salvação tem que ser recebida nos termos de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.