Top 7 Bible Verses About Community

The Bible speaks about unity or community among the saints. What are some of the top Bible verses about community? Here are seven of my favorite.

What is Community?

The short answer is that the word “community” is a compound word; “com” means with and “unity” means what the word says…unity or being unified or having a common union. In short, God wants believers to dwell in union and in community having the same mind that is in Jesus Christ (Phil 2:1-11). I hope to provide Bible verses that establish this fact.

Psalm 133:1 “Behold, how good and pleasant it is when brothers dwell in unity!”

I heard about a large church in Dallas, Texas que realmente se dividiu porque não conseguiam concordar sobre a cor que o tapete deveria estar no santuário. Como você acha que Jesus se sentiu sobre isso? Ouvi uma vez uma analogia e foi assim: A noiva desceu ao altar, mas algo estava terrivelmente errado. Ela tinha uma manga da bata rasgada, tinha um olho negro, tinha o lábio ensanguentado, andava mancando, tinha um braço com ataduras, e o cabelo estava uma bagunça. Qual é a analogia? Aí está… a Noiva de Cristo tem estado a lutar novamente! Às vezes os cristãos não agem como cristãos e deixe-me dizer-lhe que a maior parte da perseguição que recebo não vem de ateus, agnósticos, ou daqueles hostis a Deus. A minha pior perseguição vem de outros cristãos. É possivelmente por isso que minha falecida avó amou este versículo: “Eis que é bom e agradável quando irmãos habitam em unidade”! Talvez ela amasse porque isso não acontece com muita freqüência.

h3>Romans 12:4-5 “Porque, como em um corpo temos muitos membros e os membros não têm todos a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um corpo em Cristo, e individualmente membros um do outro.”

Para ter comunidade precisamos ter unidade e para termos unidade precisamos entender que o “corpo” ou a igreja tem muitos membros e que estes “membros não têm todos a mesma função”.” Cada membro serve uma área crítica nas necessidades dos santos. Um pode ensinar, outro pode mostrar misericórdia, outro ainda é capaz de dar. Nem todos podem dar, nem todos podem ensinar, mas cada membro individual do corpo tem algo a contribuir. Um dos membros da nossa igreja acabou tendo que ir a um lar de idosos e ela pensou que sua utilidade para a igreja tinha desaparecido, mas acho que uma das maiores necessidades para a igreja é a oração. Ela agora tinha mais tempo que nós para orar e se tornou nossa guerreira de oração e não poderíamos fazer o que fazemos como corpo sem as petições desta mulher diante de Deus em nosso favor.

Matthew 18:20 “Pois onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu entre eles”

Embora esta seção da Escritura esteja ensinando sobre como lidar com um irmão pecador, o princípio ainda é o mesmo. Quando dois ou mais se reúnem em nome de Jesus, Ele está lá no meio deles. Isso não significa que Jesus não está com cada um de nós quando estamos sozinhos, mas há algo sobre levar um assunto à igreja ou aos crentes quando alguém pecou ou continua a pecar contra um irmão ou irmã. Esta seção é freqüentemente o modelo usado para a disciplina da igreja e talvez seja por isso que Cristo disse “tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu”.”

Hebreus 10:24-25 “E consideremos como despertar uns aos outros para o amor e as boas obras, não negligenciando o encontro, como é hábito de alguns, mas encorajando uns aos outros, e ainda mais à medida que você vê o Dia se aproximando.”

Um amigo meu estava tendo um bar-b-que e eu intencionalmente movi um carvão para o lado. Eventualmente ele começou a desaparecer e a esfriar. Isso me fez lembrar da necessidade de cada um de nós “agitarmos uns aos outros para amar e para fazer boas obras”, porque se estivermos ao lado, por nós mesmos, tendemos a nos acalmar muito rapidamente. Para começar, se estamos vivendo a vida cristã como um ato solo, quem podemos agitar para o amor e para as boas obras? Quem poderia fazer-nos o mesmo? Quando eu voltei a colocar aquele carvão moribundo no resto do carvão e o agitar, começou a ficar quente novamente e a brilhar. É por isso que o autor de Hebreus disse que não devemos “não negligenciar o encontro”… mas “encorajar-nos uns aos outros” e ainda mais “como ver o Dia que se aproxima”, o “Dia” que significa o dia do retorno do Senhor. O “Dia” parece estar se aproximando muito rapidamente, embora ninguém saiba com certeza quando será esse “Dia”, mas ainda precisamos uns dos outros cada vez mais a cada dia que passa.

Gálatas 6:2 “Carreguem os fardos uns dos outros, e assim cumpram a lei de Cristo.”

Você ouviu o ditado “uma alegria partilhada é duplicada…uma triste partilha é reduzida pela metade? Eu acho que é verdade. Quando temos um fardo, a última coisa que precisamos fazer é nos isolarmos. Todos na igreja passaram ou irão passar por provações, tristezas e sofrimentos e o fato de que eles os capacitam a ministrar àqueles que passaram ou estão passando pela mesma coisa. É mais reconfortante quando alguém experimentou a mesma coisa que você, porque eles podem realmente dizer “eu entendo”. Quando carregamos o fardo um do outro, aliviamos a sua carga, partilhando a sua tristeza com eles. A miséria ama companhia, mas o isolamento faz com que a pessoa que experimenta a tristeza tenha muito que suportar sozinha.

First Thessalonians 4:18 “Portanto, confortem-se mutuamente com estas palavras.”

Podemos confortar-nos mutuamente com que palavras? Com as palavras do iminente retorno de Jesus, que era o que Paulo estava escrevendo para a igreja em Tessalônica sobre onde ele acabara de escrever que não queria que eles “fossem ignorantes, irmãos, a respeito daqueles que adormeceram, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança” (1 Tess 4:13). Em um funeral recente que presidi, usei estas palavras para consolar aqueles que tinham acabado de perder uma mãe amada, irmã, amiga e membro da igreja. Aqueles que choram não choram como o mundo, porque sabemos que os veremos novamente, portanto o funeral cristão não é realmente um “adeus”, mas um “até mais tarde”. Sabendo disso, podemos “consolar uns aos outros com estas palavras”

Sirst Thessalonians 5:14 “E nós vos exortamos, irmãos, admoestai os ociosos, encorajai os fracos de coração, ajudai os fracos, tende paciência com todos eles.”

Concluo com outro verso de 1 Tessalonicenses porque devemos admoestar uns aos outros enquanto estivermos em comunidade. Devemos “encorajar os fracos de coração” e “ajudar os fracos” e ter a certeza de “ser pacientes com todos eles”, pois o Senhor Deus é paciente conosco. Pelo uso da palavra “irmãos” por Paulo podemos ver que isso está escrito para a comunidade dos crentes, o corpo de Cristo, a igreja. Mais uma vez, é difícil “encorajar os fracos de coração, ajudar os fracos, ser paciente com todos eles”, se você está vivendo a vida cristã isoladamente. Precisamos uns dos outros, assim como precisamos da Cabeça do Corpo de Cristo, Jesus Cristo.

Conclusão

Claramente, a comunidade é o corpo dos crentes e vemos como é bom e agradável habitar em unidade, trabalhando juntos como muitos membros ainda um só corpo, sabendo que Jesus Cristo está na presença deles, agitando uns aos outros para amar e fazer boas obras, carregando os fardos uns dos outros, consolando uns aos outros com as promessas do retorno de Cristo, e ajudar os fracos de coração, fracos, e ser paciente com eles. Precisamos um do outro e somos mais fortes juntos do que somos individualmente. Como o carvão no bar-b-que, deixado para si mesmo, um carvão solitário morre e perde esse fogo pela verdade da Palavra de Deus, pelos filhos de Deus e por caminhar com Cristo como deveríamos estar fazendo todos os dias.

Outra Leitura sobre Patheos para Check Out: Como é que Jesus realmente se parecia: Um olhar sobre os Fatos Bíblicos

Artigo de Jack Wellman

Jack Wellman é Pastor da igreja Mulvane Brethren em Mulvane Kansas. Jack é também o Escritor Sênior do What Christians Want To Know cuja missão é equipar, encorajar e energizar os cristãos e abordar questões sobre a caminhada diária do crente com Deus e a Bíblia. Você pode seguir Jack no Google Plus ou conferir seu livro Blind Chance ou Design Inteligente disponível na Amazon

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.