Quatro lições do Salmo 139

Esta semana eu estava lendo o Salmo 139. Enquanto eu lia quatro coisas realmente se destacaram para mim. Enquanto pensava nelas, percebi que são quatro coisas importantes para sabermos se realmente queremos ser tudo o que podemos ser para o Senhor. Portanto, o título da minha mensagem é Quatro lições do Salmo 139.

Antes de ler o capítulo quero ter uma visão rápida da vida de Davi, pois foi ele quem escreveu muitos dos Salmos.

Visão geral da vida de Davi

Deus levantou Davi de origens humildes como pastor de Belém para governar como o segundo rei de Israel. De acordo com os estudiosos da Bíblia, Davi nasceu em 1040 AC e viveu até 970 AC. Ele tinha 69 ou 70 anos quando morreu. Ele era o mais novo dos oito filhos de Jessé. David levou Israel ao seu auge de poder e glória e como a história nos diz, o descendente de David era Jesus.

p>David mostrou sucesso em vários papéis, incluindo Pastor, líder Militar, Rei, receptor do Pacto, Poeta, Músico e um exemplo religioso para nós.
p>David também teve seus fracassos (você pode ler sobre um dos maiores em 2 Samuel 11). Os fracassos de Davi como pai e rei mostram-no como um homem imperfeito a quem Deus tanto disciplinou como abençoou. Depois de todos os seus fracassos, ouvir Deus descrever como um homem de Seu próprio coração é surpreendente. Diz muito sobre Davi e ainda mais sobre Deus.

Leitura da Bíblia

Salmo 139:1-24

1 Um salmo de Davi. Ó Senhor, Tu examinaste o meu coração e sabes tudo sobre mim.
2 Sabes quando eu me sento ou me levanto. Tu sabes os meus pensamentos mesmo quando estou longe.
3 Tu vês-me quando viajo e quando descanso em casa. Sabes tudo o que faço.
4 Sabes o que vou dizer mesmo antes de o dizer, Senhor.
5 Vais antes de mim e segue-me. Tu colocas a Tua mão de bênção sobre a minha cabeça.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim, grande demais para eu entender!
7 Eu nunca poderei escapar do Teu Espírito! Nunca poderei escapar da Tua presença!
8 Se eu subir ao céu, Tu estás lá; se eu descer à sepultura, Tu estás lá.
9 Se eu cavalgar as asas da manhã, se eu habitar nos oceanos mais longínquos,
10 até lá a Tua mão me guiará, e a Tua força me apoiará.
11 Eu poderia pedir às trevas que me escondessem e à luz à minha volta que se tornasse noite,
12 mas mesmo nas trevas não me posso esconder de Ti. Para Ti, a noite brilha como o dia. As trevas e a luz são o mesmo para Ti,
13 Fizeste todas as partes delicadas e interiores do meu corpo e uniste-me no ventre da minha mãe,
14 Obrigado por me teres tornado tão maravilhosamente complexo! A tua obra é maravilhosa, como eu a conheço bem.
15 Vós me vistes enquanto eu estava a ser formado em total reclusão, enquanto eu estava entrelaçado no escuro do ventre.
16 Vistes-me antes de eu nascer. Todos os dias da minha vida foram gravados no Teu livro. Cada momento foi exposto antes de um único dia ter passado.
17 Quão preciosos são os teus pensamentos sobre mim, ó Deus. Não podem ser numerados!
18 Nem sequer os posso contar; são em maior número que os grãos de areia! E quando acordo, Tu ainda estás comigo!
19 Ó Deus, se ao menos destruísseis os ímpios! Saiam da minha vida, seus assassinos!
20 Eles blasfemam-Te; os teus inimigos usam mal o Teu nome.
21 Ó Senhor, não deveria eu odiar aqueles que Te odeiam? Não deveria eu desprezar aqueles que se opõem a Ti?
22 Sim, odeio-os com ódio total, pois os Teus inimigos são meus inimigos.
23 Procura-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos ansiosos.
24 Aponta qualquer coisa em mim que te ofenda, e guia-me pelo caminho da vida eterna.
p>P>P>P>P>Como li através desta passagem quatro ideias principais falaram-me.

p>p>1. Deus realmente nos conhece

“Você me procurou, Senhor, e você me conhece. Tu sabes quando me sento e quando me levanto; tu percebes os meus pensamentos de longe” (v1-2)

Versículos 1-6 diz-nos que Deus realmente nos conhece de dentro para fora. Ele conhece os nossos pensamentos e as nossas acções diárias. Ele sabe tudo sobre nós como mais ninguém. Ele nos conhece melhor do que nossos pais ou nossos cônjuges. E Ele ama profundamente. Ele cuida profundamente de nós”, embora Ele conheça tudo!

É reconfortante lembrar que Deus nos conhece pessoalmente e intimamente. Se os próprios cabelos de nossas cabeças estão numerados como nos diz em Mateus 10:30, então Deus não precisa de uma certidão de nascimento ou um número de segurança social para provar quem somos; para saber quem somos, e onde estamos, e o que somos no fundo!

Como humanos, naturalmente só mostramos nossos bons lados às pessoas. Nós caímos na armadilha de usar máscaras para esconder quem realmente somos. Pensamos que se as pessoas conhecessem o verdadeiro nós, não iriam gostar de nós ou iriam nos rejeitar. Não é assim com Deus. Ele nos conhece de dentro para fora. Ele conhece-nos, verrugas e tudo. Mas Ele ainda nos ama e escolhe ser nosso amigo.

2. Deus está sempre conosco

“Para onde posso ir do seu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?” (v7)

“Vai diante de mim e segue-me. (v5)

Versículos 7-11 diz-nos que Deus está sempre connosco. Não há em nenhum lugar em toda a criação que Deus não esteja presente conosco. Não há nenhum lugar onde possamos fugir para escapar da Sua presença. Isto me dá grande conforto saber que Deus está sempre presente.

Deus estar sempre conosco é um tema recorrente da Bíblia”:

Deuteronômio 31:8 “Não tenha medo ou desânimo, pois o Senhor irá pessoalmente adiante de você. Ele estará convosco; não vos falhará nem vos abandonará”:

1 Reis 8:57 “Que o Senhor nosso Deus esteja conosco como esteve com os nossos antepassados; que nunca nos abandone nem nos abandone”:

Mateus 28:20 “Ensinai estes novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu vos dei. E tenham certeza disso: Estou sempre convosco, até ao fim dos tempos.”

Hebreus 13:5 “Não ameis o dinheiro; ficai satisfeitos com o que tendes. Porque Deus disse: “Eu nunca te falharei. Nunca te abandonarei.”

1 Coríntios 3:16 “Não percebes que todos vocês juntos são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em ti?”

Deus está sempre connosco. Ele vai antes de nós quando estamos em movimento. Ele promete estar conosco como estava com aqueles antes de nós que invocaram o Seu nome. Quando estamos fazendo o Seu trabalho de fazer discípulos, Ele está conosco. Nós não temos que temer pelo futuro e Sua provisão, Ele nunca nos abandonará. Finalmente, o Seu Espírito habita dentro de nós. Deus está sempre conosco”: em todas as situações da vida. Ele não vai a lugar algum.

3. Deus nos fez maravilhosos

“Porque tu criaste o meu íntimo; tu me uniste no ventre de minha mãe. Eu vos louvo, porque fui temerosa e maravilhosamente feito; as vossas obras são maravilhosas, eu sei disso muito bem” (13-14)

Versículos 13-18 nos diz que Deus nos fez. Ele nos tricotou juntos no ventre de nossa mãe. Ele estava mesmo ali, no início. Ele nos criou exatamente como Ele precisa que sejamos”: e é impecável. Somos temerosa e maravilhosamente feitos.

Como partilhei há vários meses atrás na minha mensagem 10 coisas que Deus diz sobre ti”:

  1. Você foi feito à imagem de Deus (Génesis 1:26-27)
  2. Você foi escolhido antes do mundo ter sido feito (Efésios 1:4-5)

  3. Você foi criado e equipado para boas obras (Efésios 2:10)
  4. Você é adotado em Sua família (João 1:12)Você tem o Espírito Santo vivendo dentro de você (Romanos 8:11)

  5. Você não está mais condenado (Romanos 8:1)
  6. Você está sentado com Cristo (Efésios 2:4-7)

  7. Você foi unido no ventre de sua mãe (Salmo 139:13)
  8. Você é verdadeiramente amado por Deus (1 João 4:9-10)
  9. Você é livre em Cristo (João 8:36)/li>/ol>

    Hoje eu só quero lembrá-lo que Deus o fez maravilhoso. Você é incrível. Você é especial. Tu és amado.

    4. Precisamos que Deus procure nos nossos corações

    “Procura-me, Deus, e conhece o meu coração; testa-me e conhece os meus pensamentos ansiosos. Veja se há algum caminho ofensivo em mim, e me conduza no caminho eterno.” (v23-24)

    Na última seção dos versículos 19-24 vemos que Davi queria que Deus buscasse o seu coração. Ele não queria que nenhuma atitude errada ou pensamento estivesse em sua mente. Ele não queria que seu ódio por seus inimigos o cegasse ou que fosse algo entre ele e Deus. Ele queria um coração limpo e puro. Nós precisamos pedir a Deus para procurar nossos corações também.

    Jeremias 17:10 fala sobre Deus procurando nossos corações também. “Mas eu, o Senhor, busco todos os corações e examino os motivos secretos. Eu dou a todas as pessoas as suas devidas recompensas, de acordo com o que suas ações merecem.”

    Se quisermos caminhar de perto com o Senhor, precisamos pedir a Ele que busque nossos corações como fez Davi. Queremos que Deus crie em nós também um coração limpo. Pedir a Ele para buscar nossos corações é a chave para aprender se nossas atitudes e desejos estão errados aos Seus olhos.

    Como eu disse há algumas semanas atrás, que quando pecamos podemos ser como Adão e Eva e nos esconder de Deus, mas Deus foi em busca deles. Ele também enviou Seu Filho para morrer pelo nosso pecado e Jesus agora é o nosso Advogado no céu.

    É melhor ser como Davi e pedir a Deus para procurar nossos corações, então podemos estar certos com Deus e caminhar com Ele com o coração limpo.

    Conclusão

    Deus nos conhece de dentro para fora e Ele ainda nos ama. Deus está sempre conosco aonde quer que vamos neste mundo. Deus, o Mestre artífice, criou-nos maravilhosamente. Precisamos de Deus para examinar e identificar qualquer forma ofensiva em nós para que possamos confessar e caminhar com pureza e santidade.

    p>>br>>>p>Por Dave Quinn
    Fundador da PASSIONAustralia.org
    /p>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.